Elementos da televisão clássica no SBT: análise estilística do Domingo Legal
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.46173Palavras-chave:
Audiovisual. Televisão. Narrativas midiáticas. Estilística. SBT.Resumo
O Domingo Legal é um programa de auditório do SBT que está no ar desde 1993 conquistando índices de audiência plausíveis para a emissora. Apresentada por Celso Portiolli, a atração sofreu uma forte turbulência em 2015, com o encurtamento de sua duração e o fortalecimento dos concorrentes; no entanto, apostando em quadros de entretenimento familiar e nas disputas entre equipes, o programa se manteve acima da média de audiência do SBT. Com o objetivo de descobrir se os elementos que conduzem a atmosfera afetiva dessa narrativa em processo condizem com a proposta de análise para as narrativas ficcionais da chamada televisão clássica, este artigo analisa, pela visão dos estudos estilísticos, um episódio do Passa ou Repassa, quadro presente em quase todas as semanas do respectivo ano.Downloads
Referências
BALLY, Charles. Traité de stylistique française. Paris: Klincksieck, 1909.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac, 2005, v. 2, p. 277-301.
BORDWELL, David. Sobre a História do Estilo Cinematográfico. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2013.
BUTLER, Jeremy G. Notes on the Soap Opera Apparatus: Televisual Style and “As the World Turns”. Cinema Journal, ed. 25, n. 3, p. 53-70, 1986.
BUTLER, Jeremy G. Television style. Nova Iorque: Routledge, 2010.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CASTRO, Daniel. Silvio Santos desiste de Fantasia e pode exibir séries aos domingos. Notícias da TV, 16 dez. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/e7I84j>. Acesso em: 21 dez. 2016.
FALCHETI, Fabrício. Roberto Manzoni pede período sabático e deixa direção de programas no SBT. NaTelinha, 26 abr. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/mQgynd>. Acesso em: 09 dez. 2016.
DOMINGO Legal. O Programa. SBT. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/m2AaZN>. Acesso em: 21 dez. 2016.
FOLHA Online. Justiça mantém suspensão do programa “Domingo Legal”. Folha de São Paulo, 21 set. 2003. Disponível em: <https://goo.gl/KaDjFw>. Acesso em: 21 dez. 2016.
GUIRAUD, Pierre. A estilística. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
HERGESEL, João Paulo. Estilística cibernética. Guaratinguetá: Penalux, 2013.
HERGESEL, João Paulo. Estilística aplicada à websérie. Saarbrücken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2015.
LOTMAN, Iuri. La retórica . Escritos, Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje, Puebla, Pue (México), n. 9, jan./dec. 1993, p. 21-46. Disponível em: <https://goo.gl/Oqxs0c>. Acesso em: 21 dez. 2016.
MANZONI, Roberto. Os bastidores da televisão brasileira. Osasco: Novo Século, 2005.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
MATTOS, Laura. Em queda desde caso PCC, Gugu tenta subir ibope com jornalismo. FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, 24 jan. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/9td0nl>. Acesso em: 21 dez. 2016.
MONTEIRO, José Lemos. A estilística: manual de análise e criação do estilo literário. Petrópolis: Vozes, 2005.
PECCOLI, Vitor. “Domingo Legal” marca ótima audiência e incomoda a Globo. TV Foco, 18 maio 2015a. Disponível em: <https://goo.gl/2TqTzg>. Acesso em: 21 dez. 2016.
PECCOLI, Vitor. “Domingo Legal” marca ótima audiência e alcança a liderança. TV Foco, 22 jun. 2015b. Disponível em: < https://goo.gl/1brYNe>. Acesso em: 21 dez. 2016.
PUCCI JR., Renato Luiz. Vocabulário. In: ______. Cinema brasileiro pós-moderno: o neon-realismo. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 269-271.
PUCCI JR., Renato Luiz. Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 675-697, maio-ago. 2014a. Disponível em: <https://goo.gl/5CsLQC>. Acesso em: 21 dez. 2016.
PUCCI JR., Renato Luiz. Sobre a história do estilo cinematográfico (Resenha). REBECA: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, ano 3, ed. 5, p. 1-6, jan./jun. 2014b. Disponível em: <http://goo.gl/KmC37C>. Acesso em: 21 dez. 2016.
REVISTA da TV. ‘Mundo Disney’ prejudica a audiência do ‘Domingo Legal’. Bastidores da TV, 15 out. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/0yIAVy>. Acesso em: 21 dez. 2016.
RICCO, Flávio. SBT decide acabar com “Domingo Legal”; Portiolli irá para sábado à tarde. UOL TV e Famosos, 7 dez. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/Tu4aMI>. Acesso em: 21 dez. 2016.
ROCHA, Simone Maria. O estilo televisivo e sua pertinência para a TV como prática cultural. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 1082-1099, set.-dez. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/4LeWTl>. Acesso em: 21 dez. 2016.
ROCHA, Simone Maria. O estilo televisivo – E sua pertinência para a TV como prática cultural. Florianópolis: Insular, 2016.
SANTOS, Renan. “Lembra Dessa?” “Domingo Legal” faz cobertura da morte dos Mamonas Assassinas em 1996. TV Foco, 23 ago. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/cqQoeH>. Acesso em: 21 dez. 2016.
SBT. International Sales. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/h2TuK1>. Acesso em: 21 dez. 2016.
SILVA, Míriam Cristina Carlos. A pele palpável da palavra: a comunicação erótica em Oswald de Andrade. Sorocaba: Provocare, 2009.
SUHAMY, Henri. As figuras de estilo. Porto (Portugal): Rés, 1994.
THOMPSON, Kristin. Storytelling in film and television. Cambridge; Londres: Harvard University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.