Vídeoreportagem transmídia/crossmedia: uma estratégia para o RNTV
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.43087Palavras-chave:
videoreportagem, transmídia, crossmedia, telejornalismo.Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar reportagens que destoam do padrão estabelecido pela televisão brasileira, como uma nova possibilidade de narrativa audiovisual, apresentada no telejornalismo regional do Rio Grande do Norte – a videoreportagem transmídia/Crossmedia. Selecionou-se uma série de reportagens exibidas pelo RNTV de Natal, que foram produzidas com uma câmera GoPro. A pesquisa investigou quais as características inovadoras foram incorporadas à narrativa telejornalística? Os fundamentos teóricos e conceituais calcaram-se em vídeo reportagem, jornalismo transmídia e nas teorias da mídia digital, com as propostas de autores como Canavilhas (2006), Jenkins (2009) e Finger (2012). A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise audiovisual. Com este estudo foi possível observar que a série analisada apresentou uma narrativa audiovisual diferenciada.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília : Secom, 2014.
CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Da prâmide invertida às pirâmide deitada. BOCC – Biblioteca Online de Ciências de Comunicação, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf. Acesso em 15 de fevereiro de 2016.
FECHINE. Yvana. TRANSMIDIAÇÃO E CULTURA PARTICIPATIVA: pensando as práticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação; XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, 2014. Disponível em: http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT14_PRATICAS_INTERACIONAIS_E_LINGUAGENS_NA_COMUNICACAO/yvanafechine_compos2014_revisado_2268.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2016.
FINGER, Cristiane. Crossmedia e Transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência digital. Revista: Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.
G1. Figura 1. Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/09/obra-para-resolver-seca-em-parte-do-rn-so-acabara-em-2016-diz-governo.html. Acesso em 31 de maio de 2016.
G1. Figura 1. Disponível em:http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/09/obra-para-resolver-seca-em-parte-do-rn-so-acabara-em-2016-diz-governo.html
HJARVARD, Stig, Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, ano 5, n. 2, p. 53-92, jan./jun.2012.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MACHADO, Arlindo. Análise de programa televisivo. Tese de Livre-docência, Eca/USP; 2012.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SOUZA FILHO. Washington José de. REDAÇÕES DIGITAIS NO JORNALISMO TELEVISIVO: A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS ATRAVÉS DA EDIÇÃO. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO /IV INTERNATIONAL CONFERENCE ON ONLINE JOURNALISM; 2014, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/78736/2/114531.pdfde AI Reis - ?2015. Acesso em 20 de fevereiro de 2016.
THOMAZ, Patrícia. A LINGUAGEM EXPERIMENTAL DA VIDEORREPORTAGEM. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Marília, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.