Visibilidade comunicativa na Internet: uma análise da fan page de Marcelo Freixo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.42523Palavras-chave:
Redes sociais online. Visibilidade. Comunicação política.Resumo
A partir da interface entre Comunicação e Política, o artigo aborda como a perspectiva da visibilidade é materializada na fan page do político Marcelo Freixo, levando em consideração os temas e a periodicidade com que são trabalhadas cada postagem. Para essa finalidade, o estudo é de abordagem quanti-qualitativa e utiliza para coleta de dados as pesquisas bibliográfica e documental no ambiente da Internet. No que concerne aos resultados, o agente político e sua assessoria realizam, em média, quatro publicações diárias na página oficial, agrupadas em cinco temáticas: promoção de ideias e projetos; ataques e respostas a adversários; divulgação de eventos; mobilização, engajamento e apoio; mensagens alheias à política. Nelas, verifica-se a tentativa de engajar e mobilizar os eleitores para que abracem as causas e ideias do político, aproveitando a projeção e manutenção da visibilidade conquistadas nas eleições também fora do período eleitoral.
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