Os impactos tecnológicos nos telejornais regionais: um estudo sobre produção de notícias no Vale do Paraíba/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.42398

Palavras-chave:

Telejornalismo regional. Telejornalismo digital. Telejornalismo e tecnologia.

Resumo

Este trabalho examina as principais mudanças que ocorreram no processo de construção da notícia em alguns telejornais regionais paulistas na última década.  Objetivamos o estudo das tecnologias digitais conectadas e as consequentes alterações no trabalho dos profissionais envolvidos, sejam jornalistas, técnicos ou engenheiros, a fim de entender os novos formatos aplicados na transmissão de conteúdo com os recursos da produção interconectada. Para tanto, realizamos estudo comparativo com duas emissoras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba: TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, e a Tv Band Vale filiada ao Grupo Bandeirantes, que passaram por transformações radicais em todas as dimensões da difusão de notícias com a digitalização dos seus processos tecnológicos e investimentos no ambiente virtual. Por meio da técnica de pesquisa observação- participante chegamos à conclusão que a tecnologia é realidade irreversível também nas emissoras regionais, o que contribui para dinamizar o trabalho nas redações e aproximar o público das emissoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Carlos Squirra, Programa de Póis-graduação em Comunicação da UMESP

Professor Doutor pela ECA/USP, ex-Vice Presidente da Intercom, ex-Diretor da Facom e da Pós-graduação da Umesp e lider do ComTec.

Ioná Piva Rangel, Docente na Faculdade Canção Nova

Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de S.Paulo

Referências

BAZI, R. Dilemas e perspectivas da televisão regional. In: Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, p. 77-90, 2006.

COUTINHO, I. Telejornalismo e identidade em emissoras locais: a construção de

contratos de pertencimento. In: VIZEU, Alfredo (org.). A sociedade do telejornalismo.

Petrópolis: Vozes, 2008.

FADUL, A. e GOBBI, M. C. Mídia e região na era digital: diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo : Atlas, 2008.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

PERUZZO, C. M. K. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005.

REZENDE, G.J. Telejornalismo no Brasil. Um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000

RIBAS, C. Produção regional de televisão: uma experiência em processo. In: Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, p. 147-153, 2006.

SQUIRRA, S. O Futuro da TV na Fusão Tecnológica que Tudo Altera. In Revista de Radiodifusão-SET, v. 7, n. 7, 2013.

TEMER. A.C. Televisão em busca de interatividade. Brasilia: Casa das Musas, 2009

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

SQUIRRA, S. C.; RANGEL, I. P. Os impactos tecnológicos nos telejornais regionais: um estudo sobre produção de notícias no Vale do Paraíba/SP. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 3, p. 34–48, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i3.42398. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/42398. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos