Os impactos tecnológicos nos telejornais regionais: um estudo sobre produção de notícias no Vale do Paraíba/SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.42398Palavras-chave:
Telejornalismo regional. Telejornalismo digital. Telejornalismo e tecnologia.Resumo
Este trabalho examina as principais mudanças que ocorreram no processo de construção da notícia em alguns telejornais regionais paulistas na última década. Objetivamos o estudo das tecnologias digitais conectadas e as consequentes alterações no trabalho dos profissionais envolvidos, sejam jornalistas, técnicos ou engenheiros, a fim de entender os novos formatos aplicados na transmissão de conteúdo com os recursos da produção interconectada. Para tanto, realizamos estudo comparativo com duas emissoras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba: TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, e a Tv Band Vale filiada ao Grupo Bandeirantes, que passaram por transformações radicais em todas as dimensões da difusão de notícias com a digitalização dos seus processos tecnológicos e investimentos no ambiente virtual. Por meio da técnica de pesquisa observação- participante chegamos à conclusão que a tecnologia é realidade irreversível também nas emissoras regionais, o que contribui para dinamizar o trabalho nas redações e aproximar o público das emissoras.
Downloads
Referências
BAZI, R. Dilemas e perspectivas da televisão regional. In: Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, p. 77-90, 2006.
COUTINHO, I. Telejornalismo e identidade em emissoras locais: a construção de
contratos de pertencimento. In: VIZEU, Alfredo (org.). A sociedade do telejornalismo.
Petrópolis: Vozes, 2008.
FADUL, A. e GOBBI, M. C. Mídia e região na era digital: diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo : Atlas, 2008.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.
PERUZZO, C. M. K. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005.
REZENDE, G.J. Telejornalismo no Brasil. Um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000
RIBAS, C. Produção regional de televisão: uma experiência em processo. In: Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, p. 147-153, 2006.
SQUIRRA, S. O Futuro da TV na Fusão Tecnológica que Tudo Altera. In Revista de Radiodifusão-SET, v. 7, n. 7, 2013.
TEMER. A.C. Televisão em busca de interatividade. Brasilia: Casa das Musas, 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.