Interconexões: ecossistemas comunicacionais e processos de criação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.41517Palavras-chave:
ecossistemas comunicacionais, processos de criação, arte contemporâneaResumo
Resumo
O artigo delineia pistas acerca da perspectiva dos ecossistemas comunicacionais propondo sua articulação com processos de criação artística. O objetivo é ampliar possibilidades para compreender aspectos relacionados a interconexões comunicacionais em fluxos criativos na arte contemporânea. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se em pressupostos do viés sistêmico e complexo dos Ecossistemas Comunicacionais em diálogo com preceitos teóricos de Processos de Criação, concebidos por Cecilia Almeida Salles. A sistematização da análise apoia-se em dados observados na obra do artista visual amazonense Otoni Mesquita. Como resultado, percebe-se que processos artístico-comunicacionais produzem significados em constante transformação, pela interação dinâmica entre ser humano, ambiente e acoplamentos culturais e tecnológicos.
Palavras-chave: Ecossistemas Comunicacionais. Processos de Criação. Arte. Otoni Mesquita.
Downloads
Referências
COLFERAI, S. Um jeito amazônida de ser mundo. A Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Manaus: UFAM, 2014.
FRITAS, I. Tramas Comunicativas da Cultura. A Dança no Jornalismo Impresso em Manaus (1980-2000). Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2010.
GREINER, C. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
MLODINOW, L. Subliminar - Como o inconsciente influencia nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MONTEIRO, G.; ABBUD, M.; PEREIRA, M. (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/UFAM, 2012.
MONTEIRO, G.; DANTAS, J. Ecossistemas comunicacionais: uma visão prática. In: MONTEIRO, G.; ABBUD, M.; PEREIRA, M. (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/UFAM, 2012. p. 213-225.
PEREIRA, M. Ecossistemas comunicacionais: uma proposição conceitual. In: MALCHER, M.; SEIXAS, N.; LIMA, R.; FILHO, O. (orgs). Comunicação Midiatizada na e da Amazônia. Belém: FADESP, 2011. p. 49-63.
PAES LOUREIRO, J. Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.
PÁSCOA, L. As artes plásticas no Amazonas - o Clube da Madrugada. Manaus: Valer, 2011.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Horizonte, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.