Critérios de noticiabilidade orientadores do agendamento do conteúdo policial com foto na capa dos jornais paranaenses Diário dos Campos e Jornal da Manhã

Autores

  • Andressa Kaliberda
  • Felipe Simão Pontes
  • Paula Melani Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.41063

Palavras-chave:

Critérios de Noticiabilidade. Agendamento Midiático. Jornalismo Policial. Jornalismo Regional.

Resumo

A investigação fundamentou-se nos conceitos de Agendamento Midiático, Jornalismo Policial e Critérios de Noticiabilidade. Analisou-se o agendamento do conteúdo policial com foto nas capas dos impressos Diário dos Campos e Jornal da Manhã, bem como a relação entre o texto e a imagem fotojornalística nesse processo. Como metodologia utilizou-se análise de conteúdo, tendo como recorte a primeira semana de cada mês par do ano de 2014, em ambos os diários. A análise identificou uma tendência pela publicação de temas oriundos de releases oficiais e, no caso do Jornal da Manhã, a utilização de chamadas de capa para conteúdos publicados nas páginas internas com o formato nota. Os valores-notícia mais encontrados foram “proximidade”, “impacto”, “raridade”, “surpresa” e “tragédia/drama”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Kaliberda

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Jornalismo pela UEPG.

Felipe Simão Pontes

Professor da Pós-Graduação (Mestrado) e do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutor em Jornalismo pela UEPG. Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Jornalismo pela UFSC. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

PProfessor da Pós-Graduação (Mestrado) e do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Pesquisadora colaboradora do LabJor da UNICAMP. Mestre e doutora em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (PT).

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

KALIBERDA, A.; PONTES, F. S.; ROCHA, P. M. Critérios de noticiabilidade orientadores do agendamento do conteúdo policial com foto na capa dos jornais paranaenses Diário dos Campos e Jornal da Manhã. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 1, p. 2–19, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i1.41063. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/41063. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos