Critérios de noticiabilidade orientadores do agendamento do conteúdo policial com foto na capa dos jornais paranaenses Diário dos Campos e Jornal da Manhã
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.41063Palavras-chave:
Critérios de Noticiabilidade. Agendamento Midiático. Jornalismo Policial. Jornalismo Regional.Resumo
A investigação fundamentou-se nos conceitos de Agendamento Midiático, Jornalismo Policial e Critérios de Noticiabilidade. Analisou-se o agendamento do conteúdo policial com foto nas capas dos impressos Diário dos Campos e Jornal da Manhã, bem como a relação entre o texto e a imagem fotojornalística nesse processo. Como metodologia utilizou-se análise de conteúdo, tendo como recorte a primeira semana de cada mês par do ano de 2014, em ambos os diários. A análise identificou uma tendência pela publicação de temas oriundos de releases oficiais e, no caso do Jornal da Manhã, a utilização de chamadas de capa para conteúdos publicados nas páginas internas com o formato nota. Os valores-notícia mais encontrados foram “proximidade”, “impacto”, “raridade”, “surpresa” e “tragédia/drama”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.