Alegoria, Simbolismos e Terceiro Sentido entre os Mecanismos de Representação da Realidade na minissérie Suburbia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.40268Palavras-chave:
Mecanismos de Representação. Níveis de sentido. Alegoria. Suburbia.Resumo
O texto reflete sobre os mecanismos de representação da realidade na minissérie Suburbia (TV Globo, 2012). Para tanto, recorre-se aos níveis de sentido de Barthes (2009), para analisar questões relacionadas à fruição, mise-en-scène e intensidade, bem como problematizar a representação fantasiosa da realidade de Suburbia, a partir dos escrutínios de Pucci Jr. (2013) e Soares (2013) sobre a minissérie. É possível identificar uma busca por inserir as personagens na época e no local de ação da trama, a presença de um simbolismo que remete ao léxico do telespectador e a manifestação de momentos de fruição. Também nota-se a presença de traços fantasiosos, melodramáticos e exacerbados nesta representação alegórica e socialmente crítica do Rio de Janeiro suburbano de início dos anos 1990, com uma potência que vai além de um modelo naturalista de diálogo com o real.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009.
COCA, Adriana Pierre. Tecendo rupturas – o processo da recriação televisual de Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Tríbia, 2015.
PUCCI JR, Renato Luiz. Uma nova experimentação na TV brasileira. In: Caderno Globo Universidade, v. 1, n. 2, mar. 2013 – Rio de Janeiro, Globo, 2013.
SOARES, Luiz Eduardo. Suburbia e a transcriação do subúrbio carioca. Caderno Globo Universidade, v. 1, n. 2, mar. 2013 – Rio de Janeiro, Globo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.