ESTÁ NA PAUTA DELIBERAR? UMA ANÁLISE DA DELIBERAÇÃO SOBRE A MAIORIDADE PENAL NA FOLHA DE S. PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i1.39813Palavras-chave:
Deliberação. Maioridade Penal. Folha de S. PauloResumo
Os meios de comunicação possuem uma função vital para a democracia contemporânea pois se caracterizam como um fórum de debate cívico. Com o intuito de descobrir se os meios de comunicação de massa conseguem servir como espaços deliberativos adequados, são analisadas 19 matérias relativas ao tema da maioridade penal da Folha de S. Paulo, publicadas ao longo de 45 dias em 2015. Para tanto são utilizadas as categorias propostas por Maia (2008) para investigar a deliberação: acessibilidade; identificação e caracterização dos interlocutores; utilização de argumentos; reciprocidade e responsividade; reflexividade e revisibilidade de opiniões. Entre as conclusões, destaca-se uma predominância de fontes oficiais para a discussão de temas. Ainda, não houve espaço para que aspectos como a reciprocidade e a revisibilidade de opiniões pudessem ocorrer a contento.
Downloads
Referências
BENNETT, W. Lance; ENTMAN, Robert (eds). Mediated politics. Cambridge; Cambridge University Press, 2001.
BENNETT, Lance et al. Managing public sphere: journalistic construction of the great globalization debate. Journal of Communication, Oxford, n. 3, p. 437-454, setembro 2004.
ETTEMA, James S. Journalism as Reason-Giving: deliberative democracy, institutional accountability, and the news-media’s mission. Political Communication, v. 24, p. 143-160, 2007.
GOMES, Wilson. A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, v II, set-dez 2005, pp 214-222.
GUTMANN, Amy; THOMPSON, Dennis. Why deliberative democracy? Princeton: Princeton University Press, 2004.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade, volume II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
MAIA, Rousiley C. M.(coord). Mídia e deliberação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
MAIA, Rousiley C. M. et al. Conversação e Deliberação sobre questões sensíveis: um estudo sobre o uso das razões que circulam nos media. Trabalho apresentado no GT Comunicação e Política da XXIV Compós, 2015.
SOARES, Murilo Cesar. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.