Cultura organizacional, comunicação e recepção: um olhar para as novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.39124Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Comunicação. Recepção. Redes. Conexão.Resumo
O presente trabalho propõe um itinerário de reflexão em torno da comunicação, cultura organizacional e estudos da recepção. Parte-se da compreensão de que com a globalização, vêm se configurando novos fluxos comunicacionais a partir da rede de interação na qual a sociedade está atualmente inserida. A partir disso são discutidos os aspectos das conexões e interações em rede, e seus desdobramentos na cultura, comunicação e recepção sob a ótica das organizações. Trata-se, portanto, de um ensaio que busca construir reflexões e elucidar discussões a partir das teorias de Castells, Martín-Barbero, Canclini, Deetz, Marchiori, Baldissera, Grunig, Orozco Gómes, França, entre outros. A partir do diálogo estabelecido entre essas teorias, podemos concluir que com as pessoas conectadas em rede, surge uma reconfiguração social e humana, impactando na cultura e nos seus desdobramentos.
Downloads
Referências
BALDISSERA, R. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone; SOARES, Ana Thereza. Interfaces e tendências da comunicação. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 149-177.
BRASIL. Edelman: estudos e pesquisas. Disponível em:< http://www.edelman.com.br/propriedades/trust-barometer/>. Acesso em: jun. 2015.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Mexico: Grijalbo, 1996.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEETZ, S. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, M.(Org.) Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 83-102.
FRANÇA, V.R. V. Problemas metodológicos e conceituais na análise de programas populares de TV. In: CAPPARELLI, S.; SODRÉ, M.; SQUIRRA, S. A Comunicação revisitada. Porto Alegre: Sulina, 2005. p. 85-118.
FRANÇA, V.V.; MAIA, R.C. M. A comunidade e a conformação de uma abordagem comunicacional dos fenômenos. In: LOPES, M.I.V.de (Org.). Epistemologia da comunicação. SP: Loyola, 2003, p. 187-203.
GÓMEZ, G.O. Dialéctica de la mediación televisiva: estruturacción de estrategias de recepción por los televidentes. Anàlisi. Barcelona, n. 15, 1993.
GRUNIG, J. A administração das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e social. Tradução de John Franklin Arce. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 24, n. 39, p. 67-92, jan./jul. 2003
GRUNIG, J.; FERRARI, M. A.; FRANÇA, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Paulo: Difusão, 2009.
HALL, S. A identidade cultural na pósmodernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MARCHIORI, M. A Comunicação como Lugar e Processo para a Humanização das Organizações nas atuais Relações de Trabalho. São Paulo: ABRAPCORP, Abril de 2009.
MARCHIORI, M. Comunicação organizacional e perspectivas metateóricas: interfaces e possibilidades de diálogo no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, I.; SOARES, A.T.(Orgs.). Interfaces e tendências da comunicação. São Caetano do Sul: Difusão, 2008b. p. 179-200.
MARTIN-BARBERO, J. De los medios a las mediaciones. Mexico: Gustavo Gilli, 1987. Razón técnica y razón política: espacios/tiempos no pensados. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación – ALAIC. v. 1, n. 1, jul./dez. 2004.
NASSAR, P. Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e na atualização da memória institucional das organizações. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2008b.
NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995.
PUTNAM, L.L.; PHILLIPS, N.; CHAPMAN, P. Metaphors of communication and organization. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Eds.). Managing organizations: current issues. London, UK: Sage, 1999. p. 375-402.
sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SOUSA, Mauro W. de. “Recepção e comunicação: a busca do sujeito”. In SOUSA, M. W. de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.
WOLF, M. Teorias da comunicação. 6 ed. Lisboa: Presença, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.