Advento do marketing católico e o processo de midiatização da religião: análise empírica da revista do IBMC
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i1.39024Palavras-chave:
Midiatização da religião, marketing católico, comunicação eclesial.Resumo
Este artigo apresenta uma análise crítica preliminar sobre como se dá o processo de midiatização da religião no âmbito da Igreja Católica no Brasil, especificamente em segmentos que atuam na área do marketing católico. Como corpus dessa análise, foram utilizadas as edições anuais de 2007 a 2014 da revista oficial do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), um dos principais organismos que atuam nessa área. Como método, são propostos alguns critérios de análise que possam identificar, empiricamente, o processo de midiatização da religião mediante a manifestação de ideias e experiências concretas de aplicação do marketing católico, assim como são veiculadas nas páginas da revista oficial do IBMC. Por fim, o trabalho busca demonstrar como a lógica da mídia, via estratégias de marketing, ganha espaço no que tange à forma de pensar e fazer a religião entre os católicos romanos no Brasil.Downloads
Referências
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Edições da revista Marketing Católico consultadas:
Número 9, Ano 2007
Número 11, Ano 2009.
Número 13, Ano 2011.
Número 15, Ano 2013.
Número 18, Ano 2014.
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