Participação Cidadã no contexto da internet: um estudo sobre o uso de mídia social por lideranças comunitárias na região centro-oeste do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i1.38857Palavras-chave:
Cultura material. Consumo. Internet. Participação CidadãResumo
Buscando adensar as reflexões no campo de Estudos da Cultura Material, esse artigo relata parte de uma pesquisa de pós-doutorado. A partir de um delineamento etnográfico, o objetivo geral foi entender os impactos sociais da apropriação da internet por líderes comunitários. A pesquisa foi desenvolvida em uma comunidade no sul do Brasil. Durante 11 meses, a rede social Facebook de um líder comunitário e sua esposa foi seguida. Especificamente, intencionou-se analisar as postagens relacionadas a questões comunitárias com o intento de identificar elementos relacionados à participação cidadã. Entre outros aspectos, foi encontrado que o Facebook é um espaço que possibilita a participação cidadã. Concluiu-se que o Facebook foi utilizado especialmente como uma ferramenta política, ainda que essa participação esteja diretamente vinculada à arena privada.
Downloads
Referências
AGROSINO, M. Etnografia e observação participante.. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa)
AGUIAR, K. F. de; ROCHA, M. L. da. Micropolítica e o Exercício da Pesquisa-intervenção: Referenciais e Dispositivos em Análise. Revista Psicologia: ciência e profissão, v.27, n.4, p.648-663, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n4/v27n4a07.pdf Acesso em: 12 mai. 2014.
BARBOSA, L.? CAMPBELL, C. (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.
BEAUD, S.; WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo: Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007.
CASTRO, G. G. S. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. n. 6, p. 58-71 , mar. 2014. Disponível em: http://www.pragmatizes.uff.br/revista/index.php/ojs/article/view/55/47 Acessado em: 19 mar. 2014.
CECCIM, R. B., FERLA, A. A. Educação e Saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. Educ. Saúde, 6(3):443-56, nov. 2008/fev. 2009.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
GEISMAR, H. “Material Culture Studies” and other Ways to Theorize Objects: A Primer toa Regional Debate. Comparative Studies in Society and History . [S.l.; s.n.], v. 53, n. 1, p. 201- 211, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/2538482/_Material_Culture_Studies_and_other_Ways_to_Theorize_Objects_A_Primer_to_a_Regional_Debate?login=adrianeroso@gmail.com&email_was_taken=true>.
LYONS, Gregory. Facebook to Hit a Billion Users in the Summer. iCrossing, Jan. 11, 2012. Disponível em http://connect.icrossing.co.uk/facebook-hit-billion-users-summer_7709 Acesso em 28 maio2015.
MAYOL, P. O bairro. In: CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar, pp.37-45, Petrópolis: Vozes. 2013.
MILANI, Carlos R. S. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e européias. RAP – Rio de Janeiro 42(3):551-79, maio/jun. 2008 Disponível em http://www.researchgate.net/profile/Carlos_R_S_Milani/publication/250991234_O_princpio_da_participao_social_na_gesto_de_polticas_pblicas_locais_uma_anlise_de_experincias_latino-americanas_e_europias/links/5492ca520cf225673b3e0b68.pdf
MILLER, D. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro : Zahar, 2013.
MILLER, D. Consumo como cultura material. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 13, n. 28, p. 33-63, Dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832007000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 mai. 2015.
MILLER, D.; SLATER, D. (2000). The Internet. An Ethnographic Approach. Oxford, New York: Berg.
MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 10, n. 21, p. 41-65, June 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832004000100003&lng=en&nrm=iso>. access on 28 Nov. 2015.
MITCHELL, A.; DANA, P. The Role of News on Facebook. Common yet Incidental. Research Report. Pewresearch.org, October, 2013. Disponível em http://www.journalism.org/files/2013/10/facebook_news_10-24-2013.pdf
NORI, Célio. O que se entende por Participação Cidadã. In: Escola de Cidadania de Santos, Cartilha da Participação Cidadã, pp.13-17. Santos: Diocese de Santos, Fórum da Cidadania de Santos, Universidade Católica de Santos, 2010. Disponível em http://www.forumdacidadania.org.br/Cartilha%20da%20Cidadania%20-%20P%C3%A1ginas%20Simples.pdf Acesso 28 maio 2015.
PAULON, S. M.; ROMAGNOLI, R. C. Pesquisa Intevenção e cartografia: Melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisa em Psicologia (UERJ). Rio de Janeiro v.10, n.1, p.85-102, 1º quadrimestre de 2010. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v10n1/artigos/pdf/v10n1a07.pdf Acesso em: 12 mai.2014.
QUEIROZ, D. T., VALL, J., ALVES E SOUZA, Â. M. & VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 2007 abr/jun; 15(2): 276-83.
ROCHA, M. L. da; AGUIAR, K. F. de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Revista Psicologia: ciência e profissão, v.23, n.4, p.64-73, dez. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000400010&script=sci_arttext Acesso em: 5 abr. 2014.
ROCHE, D. História das coisas banais. Nascimento do consumo séc. XVII XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.SANTOS, Marinês Ribeiro dos. Design e cultura: os artefatos como mediadores de valores e práticas sociais. In: QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro (Org.). Design & Cultura. Curitiba: Editora Sol, 2005.
SILVA, Sandra R. “EU NÃO VIVO SEM CELULAR”: Sociabilidade, Consumo, Corporalidade e Novas Práticas nas Culturas Urbanas. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 17, p. 1-17, julho/dezembro 2007.
VANNINI, P. (ed.). Material Culture and Technology in Everyday Life: Ethnographic Approaches (Intersections in Communications and Culture: Global Approaches and Transdisciplinary Perspectives). New York: Peter Lang, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.