Os Papas e José Saramago: vários olhares e uma única preocupação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.37278Palavras-chave:
Cartas Encíclicas. Humanidade. José Saramago. Moral. Ética.Resumo
Cartas Encíclicas abordando o tema da qualidade de vida do ser humano no mundo têm sido escritas. Recentemente, o Papa Francisco escreveu a Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. Com este gesto, o Papa Francisco faz uso de seu poder como autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana para tentar sensibilizar a humanidade para a deterioração da qualidade de vida humana e a degradação social. Preocupação idêntica tinha o escritor português José Saramago. Em vários de seus romances e em muitas de suas falas está presente a preocupação com o mundo e com o rumo da humanidade. Como estamos cuidando da nossa casa e como estamos vivendo na nossa casa são as questões.
Portanto, o tema da pesquisa diz respeito ao olhar dos Papas e de Saramago sobre o mundo contemporâneo e o objetivo é o de identificar semelhanças entre a fala das Encíclicas e a fala de José Saramago, a partir do estudo de sua obra. A pesquisa é qualitativa em que são consideradas e analisadas publicações relativas ao cuidado com o planeta em que vivemos. É pesquisa exploratória por buscar proporcionar maior familiaridade com o tema, com vistas a torná-lo mais explícito e envolve a análise de discurso, realizada nas Cartas Encíclicas e nas publicações de Saramago. A pesquisa conclui que apesar dos diversos olhares, há uma única preocupação: a reflexão sobre a qualidade de vida da humanidade. O mundo precisa ser visto!
Downloads
Referências
AGUILERA, F. G. Um livro inconcluso, uma vontade consistente. In: SARAMAGO, J. Alabardas, alabardas,espingardas, espingardas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
AGUILERA, F.G. José Saramago nas suas palavras. 2. ed. Alfragide, Portugal: Caminho, 2010.
Bento XVI, Papa.Carta Encíclica Caritas in Veritate. Vaticano, 2009. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate.html>. Acesso em: 01 ago. 2015.
BIBLIA, N. T. João. Português. Bíblia Sagrada: edição pastoral. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Balancin. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. cap. 10, vers.6.
BIBLIA, N. T. Lucas. Português. Bíblia Sagrada: edição pastoral. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. cap. 15, vers. 3.
BIBLIA, N. T. Marcos. Bíblia Sagrada: edição pastoral. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. cap. 4, vers. 13.
BIBLIA, N. T. Mateus. Bíblia Sagrada: edição pastoral. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. cap. 13, vers. 3.
Francisco, Papa. Carta Encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano, 2015. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html>. Acesso em: 01 ago. 2015.
João Paulo II, Papa. Carta Encíclica Redemptor Hominis. Vaticano, 1979. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_04031979_redemptor-hominis.html>. Acesso em: 01 ago. 2015.
João XXIII, Papa. Pacem in Terris. Vaticano, 1963. Disponível em <http://w2.vatican.va/content/john-xxiii/pt/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_11041963_pacem.html>. Acesso em: 03 ago. 2015.
KOOGAN/HOUAISS. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1997.
LOPES, J.M.Biografia – José Saramago. Lisboa, Portugal: Guerra & Paz, 2010.
NOBEL PRIZE. ORG. Disponível em <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1998/press-po.html>. Acesso em: 03 ago. 2015.
Paulo VI, Papa. A Paz é Possível. Vaticano, 1972. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/messages/peace/documents/hf_p-vi_mes_19721208_vi-world-day-for-peace.html>. Acesso em: 03 ago. 2015.
Paulo VI, Papa. Octogesima Adveniens. Vaticano, 1971. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_letters/documents/hf_p-vi_apl_19710514_octogesima-adveniens.html>. Acesso em: 03 ago. 2015.
SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SARAMAGO, J. Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014a.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARAMAGO, J. O Caderno 2. Alfragide: Editorial Caminho, 2009.
SARAMAGO, J. O homem duplicado. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SARAMAGO, J. Os apontamentos. 4. ed. Lisboa: Porto Editora, 2014b.
SARAMAGO, J. Cadernos de Lanzarote: Diário V. Alfragide: Caminho, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.