O que há de especificamente comunicacional na religião?

Autores

  • Herivelton Regiani Universidade Federal de Santa Maria, RS
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i2.36846

Palavras-chave:

Religião. Comunicação. Midiatização. Campos sociais.

Resumo

A partir de distintas abordagens do fenômeno religioso pelas ciências sociais e humanas, indaga-se sobre a contribuição específica do olhar comunicacional sobre o campo religioso. Em função do papel preponderante que a mídia exerce recentemente, considera-se que o conceito de midiatização possibilita uma aproximação teórica e metodológica entre esses campos. Para problematizar a religião como objeto de estudo específico para o campo científico da comunicação, faz-se uma revisão bibliográfica para discutir alguns conceitos centrais para o estudo: objeto da comunicação, campos e midiatização. A reflexão aponta que o olhar comunicacional sobre o objeto religioso incide especificamente sobre os aspectos que evidenciam o processo de midiatização da religião.

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Biografia do Autor

Herivelton Regiani, Universidade Federal de Santa Maria, RS

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

REGIANI, H.; BORELLI, V. O que há de especificamente comunicacional na religião?. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i2.36846. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/36846. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos