Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessoa Temer Universidade Federal de Goiás
  • Marli dos Santos Santos Unversdade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.36378

Palavras-chave:

Telejornalismo, Pauta jornalística, Natal, Rede Globo de Televisão

Resumo

Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida a partir do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, em parcera com o Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. O foco da análise são as reportagens pré gravadas ou transmitidas “ao vivo” durante os meses de dezembro de 2013 e 2014, periodo marcado pelo Natal e questões relativas a religiosidade, solidariedade e assistencialismo. O trabalho parte de considerações sobre aspectos específicos do jornalismo e a questão dos valores notícia, como base para análise sobre a construção da pauta e do espelho dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo de Televisão, buscando apontar as contradições que cercam a cobertura jornalística neste período.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Comunicação, Televisão, Telejornalismo, e Gêneros Jornalísticos. Lider do Grupo de Pesquisa Televisão e Cidadania da UFG.

Marli dos Santos Santos, Unversdade Metodista de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, coordenadora do Grupo de Pesquisa novas Práticas em Jornalismo.

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

TEMER, A. C. R. P.; SANTOS, M. dos S. Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 1, p. 52–69, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i1.36378. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/36378. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos