Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessoa Temer Universidade Federal de Goiás
  • Marli dos Santos Santos Unversdade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.36378

Palavras-chave:

Telejornalismo, Pauta jornalística, Natal, Rede Globo de Televisão

Resumo

Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida a partir do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, em parcera com o Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. O foco da análise são as reportagens pré gravadas ou transmitidas “ao vivo” durante os meses de dezembro de 2013 e 2014, periodo marcado pelo Natal e questões relativas a religiosidade, solidariedade e assistencialismo. O trabalho parte de considerações sobre aspectos específicos do jornalismo e a questão dos valores notícia, como base para análise sobre a construção da pauta e do espelho dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo de Televisão, buscando apontar as contradições que cercam a cobertura jornalística neste período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Comunicação, Televisão, Telejornalismo, e Gêneros Jornalísticos. Lider do Grupo de Pesquisa Televisão e Cidadania da UFG.

Marli dos Santos Santos, Unversdade Metodista de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, coordenadora do Grupo de Pesquisa novas Práticas em Jornalismo.

Referências

BOURDIEU, P. Sobre televisão: seguido de a influência do jornalismo e jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CHAPARRO, M. C. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus, 1994.

CONGRESSO NACIONAL DA INTERCOM, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom,2010. Disponível em:< http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/03026c9bb67360675de39381ddbde65e.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2015.

DIEZHANDINO, M. P. Periodismo de Servicio: La utilidad como complemento informativo en Time, Newsweek U.S. News na Woldreport y unos apontes del caso español. [s. l.]: Icaria Editorial, 1994. (Colección Bosh Comunicación).

DUARTE, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre, RS: Sulina, 2004.

EIDE, M. A new kind of newspaper?understanding a popularization process. Media, culture and society: London: Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications, v. 1, n.19, p. 173-182, 1997.

HÁ 50 anos era inaugurada a TV Brasileira. Estadão, São Paulo, 2000. Cultura. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,ha-50-anos-era-inaugurada-a-tv-brasileira,20000702p4944>. Acesso em: 5 jun. 2015.

JORNAL Nacional marca pior média de audiência da sua história prévia. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. F5. Televisão. Disponível em: <http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/04/1439663-jornal-nacional-marca-pior-media-de-audiencia-de-sua-historia-na-previa.shtml>. Acesso em: 19 maio 2015.

BLACK, N. Vigilância: a mídia mal fala de Jesus na cobertura do Natal. Folha Gospel, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://portugues.christianpost.com/news/guardiao-a-midia-mal-fala-de-jesus-na-cobertura-do-natal-1168/>. Acesso em: 02 jun. 2015.

FONSECA JÚNIOR, W. C. Análise de Conteúdo. In DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GROTH, O. O poder cultural desconhecido: fundamentos das ciências dos jornais. Petrópolis: Vozes, 2011.

LOZANO, J. C. Hacia la recosideración del análisis de contenido em la investigacion de los mensajes comunicacionales. In: RUIZ, E. S.; BARBA, C. C. (Org.). Investigar la comunicación: propuestas ibero-americanas. Guadalajara: Universidad de Guadalajara/Alaic, 1994. p.135-157 .

MARCONDES FILHO, C. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000.

MASUTTI, V. “Jornal Nacional" perde um terço de sua audiência em dez anos. Folha de São Paulo, São Paulo, 2013. F5. "Disponível em <http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/vivianmasutti/2013/12/1384425-cai-audiencia-do-jornal-nacional-e-poeta-tem-saia-justa.shtml>. Acesso em: 04 jan. 2014.

MELO, J. M. As imagens do Natal na mídia paulistana. In: MELO, J. M.; KUNSCH, W. L. De Belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal brasileiro. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo: Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 1998. p. 17-26.

PENA, F. Teoria do jornalismo. São Paulo; Contexto, 2005.

MILHARES participam da Marcha para Jesus 2015 em São Paulo. Portal G1, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/milhares-participam-da-marcha-para-jesus-2015-em-sao-paulo.html>. Acesso em: 10 jun. 2015.

A MEMÓRIA do Brasil preservada. Rede Tupi de Televisão, [s.l], 2010. Disponível em: <http://redetupitv.blogspot.com.br/>. Acesso em: 5 de jun. 2015.

REZENDE, G. J. Perfil editorial do telejornalismo brasileiro. São Bernardo do Campo: Unesp, 1997.

TEMER, A. C. R. P. (Coord.) Espiando a notícia: a recepção do Jornal Nacional pelos jovens estudantes de Jornalismo. In: CONGRESSO NACIONAL DA INTERCOM, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2010. Disponível em:< http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/03026c9bb67360675de39381ddbde65e.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2015.

TEMER. A. C. R. P. Notícias & Serviços nos telejornais da Rede Globo. Comunicação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 37, 2002. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/cs_umesp/article/view/135/3385>. Acesso em: 25 jan. 2015.

TEMER, A. C. R. P. ; TONDATO, M. P. . A televisão em busca da interatividade - uma análise dos gêneros não ficcionais. Brasília: Casa das Musas, 2009. v. 01

TEMER. A. C. R. P. Notícias & Serviços nos telejornais da Rede Globo. Comunicação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 37, 2002. Disponível em: < http://200.144.189.42/ojs/index.php/cs_umesp/article/view/135/3385>. Acesso em: 25 jan. 2015.

TUCHMAN, G. As notícias como uma realidade construída. In ESTEVES, J.P. Comunicação e Sociedade. Lisboa: Livros Horizontes, 2002. p. 94-104.

WEBER, M. O conceito de casta. In IANNI, O. (Org.). Teorias da estratificação social: leituras de sociologia. São Paulo: Editora Nacional, 1972. p. 136-163.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

TEMER, A. C. R. P.; SANTOS, M. dos S. Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 1, p. 52–69, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i1.36378. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/36378. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos