(In)Formação musical: proximidades antropo-comunicacionais epistemológicas sobre o Catolicismo e o Candomblé
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i2.36020Palavras-chave:
Comunicação. Informação musical. Religião. Catolicismo. Candomblé.Resumo
O artigo analisa o fenômeno sócio religioso como (in)formacional sobre a experiência do homem com o sagrado por meio da música nos ritos antropo-comunicacionais de comunhão do Catolicismo e do Candomblé. A discussão sobre o tema é ancorado pelo diálogo transversal entre as áreas da Ciência da Informação, da Comunicação e das Ciências da Religião, utilizando-se de referências antropológicas e sociológicas. Apresenta definição de música, sua presença em lugares e meio de comunicação no cotidiano dos indivíduos, incluindo sua presença em rituais de exaltação a determinadas entidades no âmbito das religiões. Aborda como a música é enfocada no contexto do Catolicismo e do Candomblé como instrumento de celebração, de comunicação, de instrução, de educação de crenças e tradições religiosas. Conclui que o conhecimento acerca da música nos espaços sagrados precisa ser amplamente investigado e compreendido, sobretudo no que se refere à utilização e funções da música na experiência religiosa e na interação do ser humano com a música.
Downloads
Referências
BANDA DIVINO DOM. Papa Bento XVI fala sobre a música sacra. Disponível em: <http://bandadivinodom.blogspot.com/2009/03/papa-bento-xvii-fala-sobre-musica-sacra.html>. Acesso em: 11 jul. 2009.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. Transferência da informação para o conhecimento. In: AQUINO, Mirian de Albuquerque (Org.). O Campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora UFPB, 2002. p. 49-59.
BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.
CAMPOS, Pe. José Freitas. Liturgia: serviço do povo e para o povo de Deus. São Paulo: Edições Paulinas, 1987.
CANÇÃO NOVA. Em 1º discurso como Papa emérito, Bento XVI fala sobre música. 2015. Disponível em: <http://noticias.cancaonova.com/em-1o-discurso-como-papa-emerito-bento-xvi-fala-sobre-musica/>. Acesso em: 15 set. 2015.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: Markron Books, 1996.
COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Religare: comportamento informacional à luz do modelo de Ellis. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 169-186, maio/ago. 2010.
ELIADE, Mircea. Origens. Lisboa: Edições 70, 1989.
______. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0. São Paulo: Positivo Informática Ltda, 2004.
FERREIRA, Ana Maria. A música nos ritos católicos e afro-brasileiros: algumas comparações. 2006. Monografia (Especialização em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino da música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 17-25, set. 2004.
MARCONI, Marina de Andrade; PRESSOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1992.
MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Lisboa: Ed. Dom Quixote, 1993.
MENDONÇA, Joêzer de Souza. A mensagem na música: estudos da Teomusicologia sobre os cânticos dos Adventistas do sétimo Dia. 2014. 290 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Jetro Meira de. Rituais de equilíbrio e desenvolvimento: práticas musicais litúrgicas islâmicas, judaicas e cristãs. 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Júlio de Mesquita Filho, João Pessoa, 2006.
OTTO, Rudolf. O Sagrado: um estudo do elemento não-racional na idéia do divino e a sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.
PRANDI, Reginaldo. Música sacra e música popular. In: ______. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
QUIRÓGRAFO ECLESIÁSTICO PAPAL. Música Litúrgica. Disponível em: <http://www.liturgia.pro.br/quiro.doc>. Acesso em: 15 jun. 2009.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, José Marmo da; DACACH, Solange; LOPES, Fernanda. Atagbá: guia para promoção a promoção da saúde nos terreiros. Rio de Janeiro: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, 2005.
VERGER, Pierre. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Ed. Corrupio, 1993.
VIEIRA, Ângela Maria Bueno de Jesus. Educação infantil e música: considerações iniciais na formação de professores. 2012. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Londrina, Londrina, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.