Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Carolina Cavalcanti Falcão Unifavip - Devry - Brasil.
  • Emanuelle Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.35859

Palavras-chave:

Religião do Consumo. Retórica da Superação. Retórica do Desejo. Igreja Universal do Reino de Deus.

Resumo

Este trabalho parte da perspectiva de instauração de duas retóricas (da “superação” e do “desejo”) como alicerce estrutural do que chamamos aqui de Religião do Consumo. A primeira tem expressão no discurso de conquista da IURD, materializado principalmente na posse de bens materiais. Esta, por sua vez, é a representação máxima da felicidade, prova da ação de Deus sobre a vida do fiel. A segunda, concebida como “do desejo”, se constrói discursivamente em processos que visam a sua própria moralização: “a moralização do desejo”, praticamente transformando-o numa “obrigação moral”. Por fim, tais perspectivas ancoram a emergência de uma fé racional, cujos pilares se encontram numa teologia de resultados, conhecida como Teologia da Prosperidade.

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Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutora em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge - UK. Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora do PPGCOM-UFPE e do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE.

Carolina Cavalcanti Falcão, Unifavip - Devry - Brasil.

Mestre em Comunicação pela UFPE, é especialista em comunicação pública pelo IFPE e bacharel em comunicação/jornalismo pela UFPE. Professora de Jornalismo da Unifavip - Devry.

Emanuelle Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL.

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

BRONSZTEIN, K. P.; FALCÃO, C. C.; RODRIGUES, E. G. Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 1, p. 37–51, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i1.35859. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/35859. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos