Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.35859Palavras-chave:
Religião do Consumo. Retórica da Superação. Retórica do Desejo. Igreja Universal do Reino de Deus.Resumo
Este trabalho parte da perspectiva de instauração de duas retóricas (da “superação” e do “desejo”) como alicerce estrutural do que chamamos aqui de Religião do Consumo. A primeira tem expressão no discurso de conquista da IURD, materializado principalmente na posse de bens materiais. Esta, por sua vez, é a representação máxima da felicidade, prova da ação de Deus sobre a vida do fiel. A segunda, concebida como “do desejo”, se constrói discursivamente em processos que visam a sua própria moralização: “a moralização do desejo”, praticamente transformando-o numa “obrigação moral”. Por fim, tais perspectivas ancoram a emergência de uma fé racional, cujos pilares se encontram numa teologia de resultados, conhecida como Teologia da Prosperidade.
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