A comunicação em rede, os avanços na cidadania e a questão da regulamentação
DOI:
https://doi.org/10.5216/32564Palavras-chave:
Internet, Comunicação em Rede, Novas Mídias, RegulamentaçãoResumo
Este trabalho reúne pesquisas e estudos de autores que se dedicaram a investigara comunicação em rede. Por meio de pesquisa bibliográfica intencionou-se discutir os impactos das novas mídias na sociedade e nos modos de participação política. Foram objetos de análise os movimentos sociais fomentados a partir do ambiente virtual. Também tiveram espaço discussões sobre o fenômeno de quebra da hegemonia dos meios de comunicação de massa na produção de informação, teorizações sobre a regulamentação da internet, liberdade de informação e proteção dos dados pessoais espalhados na rede.Os estudos e análises selecionados oferecem um panorama geral, embora sucinto, mas que demonstra a complexidade do tema.
Downloads
Referências
CADIMA, Francisco Rui. Desafios para a cidadania na transição dos media para os new media. In: PAIVA, Raquel e TUZZO, Simone. (org.) Comunidade, Mídia e Cidade: possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.
DI FELICE, Massimo. Netativismo: novos aspectos da opinião pública em contextos digitais. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 27-45, jan./abr. 2012.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ESTEVES, João Pissarra. Opinião pública e mídias sociais: deliberação nas novas redes de comunicação e interação. In: OLIVEIRA, Ivone e MARCHIORI, Marlene. (org.) Redes sociais, comunicação e organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2012.
MAINIEIRI, Tiago. Caminhos para uma outra comunicação. In: COUTINHO, Eduardo Granja e MAINIERI, Tiago. Falas da história – comunicação alternativa e identidade cultural. Goiânia: FACOMB/UFG, 2013.
MORAES, Dênis. Comunicação alternativa em rede e difusão contra-hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo Granja. (Org.) Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
TUFTE, Thomas. O renascimento da Comunicação para a transformação social: redefinindo a disciplina e a prática depois da ‘Primavera Árabe’. INTERCOM – RBCC. São Paulo, v. 36, n.2, p. 61-90, jul./dez. 2013.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.