A comunicação em rede, os avanços na cidadania e a questão da regulamentação

Autores

  • Tiago Mainieri de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)
  • Denise Parreira de Deus Aráujo Freitas PPGCOM/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/32564

Palavras-chave:

Internet, Comunicação em Rede, Novas Mídias, Regulamentação

Resumo

Este trabalho reúne pesquisas e estudos de autores que se dedicaram a investigara comunicação em rede. Por meio de pesquisa bibliográfica intencionou-se discutir os impactos das novas mídias na sociedade e nos modos de participação política. Foram objetos de análise os movimentos sociais fomentados a partir do ambiente virtual. Também tiveram espaço discussões sobre o fenômeno de quebra da hegemonia dos meios de comunicação de massa na produção de informação, teorizações sobre a regulamentação da internet, liberdade de informação e proteção dos dados pessoais espalhados na rede.Os estudos e análises selecionados oferecem um panorama geral, embora sucinto, mas que demonstra a complexidade do tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CADIMA, Francisco Rui. Desafios para a cidadania na transição dos media para os new media. In: PAIVA, Raquel e TUZZO, Simone. (org.) Comunidade, Mídia e Cidade: possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.

DI FELICE, Massimo. Netativismo: novos aspectos da opinião pública em contextos digitais. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 27-45, jan./abr. 2012.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

ESTEVES, João Pissarra. Opinião pública e mídias sociais: deliberação nas novas redes de comunicação e interação. In: OLIVEIRA, Ivone e MARCHIORI, Marlene. (org.) Redes sociais, comunicação e organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2012.

MAINIEIRI, Tiago. Caminhos para uma outra comunicação. In: COUTINHO, Eduardo Granja e MAINIERI, Tiago. Falas da história – comunicação alternativa e identidade cultural. Goiânia: FACOMB/UFG, 2013.

MORAES, Dênis. Comunicação alternativa em rede e difusão contra-hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo Granja. (Org.) Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

TUFTE, Thomas. O renascimento da Comunicação para a transformação social: redefinindo a disciplina e a prática depois da ‘Primavera Árabe’. INTERCOM – RBCC. São Paulo, v. 36, n.2, p. 61-90, jul./dez. 2013.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. de; FREITAS, D. P. de D. A. A comunicação em rede, os avanços na cidadania e a questão da regulamentação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 173–186, 2014. DOI: 10.5216/32564. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/32564. Acesso em: 29 jan. 2022.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ