Da palavra à construção de conhecimento científico:um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista

Autores

  • Maria José Silvestre CIEP -Universidade de Évora
  • Isabel Fialho
  • José Saragoça

DOI:

https://doi.org/10.5216/31793

Palavras-chave:

Meta-avaliação. Meta-análise. Entrevista semiestruturada. Análise de conteúdo. Análise do discurso.

Resumo

Este estudo insere-se no âmbito do projeto de investigação «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior» – AEEENS e procura contribuir para o alargamento do conhecimento científico na área das metodologias qualitativas, nomeadamente ao nível da meta-análise. Procurando realizar um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista, a análise de conteúdo e análise do discurso (que o inquérito por entrevista potencia), partimos da seguinte questão: «Quais são os procedimentos desejados / desejáveis para a utilização da técnica de recolha de dados “inquérito por entrevista” numa investigação científica?». O objetivo primordial é a produção e apresentação de um instrumento meta-avaliativo, sob a forma de ‘lista de verificação’ ou checklist avaliativa, destinado a ser usado como ferramenta de apoio na construção e na validação de guiões de entrevista e que integra catorze indicadores. As principais conclusões evidenciam que essa validação consiste num ato de atribuição de ‘qualidade’ a esse instrumento investigativo. A meta-avaliação de um guião de entrevista semiestruturada pode revelar-se de extrema pertinência e validade, uma vez que da validação do guião dependerá, em última instância, o resultado mais ou menos conseguido da tarefa investigativa. O estudo revelou ainda a necessidade de os investigadores envolvidos neste tipo de processos perfilharem o mesmo ponto de vista, uma vez que, tratando-se de uma análise de dados qualitativa, a análise de conteúdo dever estar em permanente revisão, processando-se de forma cíclica e circular, necessitando do olhar e da atenção do investigador para dos dados extrair significados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Silvestre, CIEP -Universidade de Évora

Professora de Português e Francês. Investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora. Mestre em Linguística (Área de Especialização: Teoria do Texto), pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Formadora de Professores, no âmbito da Formação Contínua. Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora, Portugal

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

SILVESTRE, M. J.; FIALHO, I.; SARAGOÇA, J. Da palavra à construção de conhecimento científico:um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 119–138, 2014. DOI: 10.5216/31793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31793. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos