Crítica, vida e teorias de Edgar Morin: recortes do cinema, massa e cidadania

Autores

  • Thiago Cardoso Franco Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Cidadania. Complexidade. Indivíduo. Massa. Sujeito.

Resumo

 

Pesquisar sobre Edgar Morin é compreender que a simplificação não se auto-sustenta como hegemônica, pois existe um sistema maior que exige o entendimento de uma cultura global e complexa. Para lidar com as dificuldades dessa nova questão é necessário buscar o sujeito, que é diferente do indivíduo; saber as diferenças entre comunidade e sociedade; descobrir a complexidade social. Assim, o complexo é um conjunto de elementos integrantes de sistemas interdependentes. Talvez, após essa análise possa haver uma cidadania local/global. Para discutir um pouco dessa temática foi utilizada uma metodologia bibliográfica dialética. O objetivo desse trabalho é mostrar um pouco da vida de Morin, sob um aspecto da cidadania, mídia e massa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cardoso Franco, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Thiago Cardoso Franco é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, nível de Mestrado, da Universidade Federal de Goiás, UFG. É especialista em Comunicação Integrada e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ, que integra a ação transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad.

Downloads

Publicado

28-03-2014

Como Citar

FRANCO, T. C.; TUZZO, S. A. Crítica, vida e teorias de Edgar Morin: recortes do cinema, massa e cidadania. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 27–38, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/29186. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ