Cidadania e Direitos Humanos: uma percepção a partir da obra de Juan Díaz Bordenave

Autores

  • Delfino Adorno Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Direitos humanos. Cidadania. Bordenave. Educação. Participação.

Resumo

 

Este trabalho tem por objetivo resgatar a trajetória do pensamento comunicacional de Juan Díaz Bordenave, com ênfase na área de Comunicação Rural. A partir de referências bibliográficas sobre o autor, de entrevistas por ele concedidas e da análise de suas obras, procura-se realizar a contextualização histórica e teórica de suas ideias. A obra de Bordenave parece adquirir um novo vigor nos dias atuais, quando analisada sob o calor da maior participação da sociedade nos destinos da nação, da crescente onda de manifestações sociais em praticamente todas as regiões do Brasil, da posura do governo brasileiro de resolução dos problemas essenciais no País e do estímulo à democratização das novas tecnologias, como as redes sociais, espaço no qual as primeiras manifestações ganharam força, temas muito caros a esse autor, que chegou a ser definido como um plantador de utopias.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delfino Adorno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando da Universidade Federal de Goiás, linha de pesquisa mídia e cidadania – Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela UFG.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ, que integra a ação transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad.

Downloads

Publicado

28-03-2014

Como Citar

ADORNO, D.; TUZZO, S. A. Cidadania e Direitos Humanos: uma percepção a partir da obra de Juan Díaz Bordenave. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 17–26, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/29185. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ