Análise lexicográfica de dicionários de Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.26948Palavras-chave:
Comunicação. Dicionários. Lexicografia.Resumo
A área da Comunicação, por sua constituição recente, possui poucos materiais lexicográficos e muitos apresentam problemas de falta de sistematização e padronização. A partir do aporte teórico e metodológico da Lexicografia são analisados quatro dicionários da área da Comunicação, sendo dois de cobertura mais abrangente e dois de caráter mais técnico, referentes a duas subáreas. O objetivo é analisar a macro e a microestrutura desses dicionários, apontando os aspectos positivos e negativos quanto às escolhas terminológicas e a estrutura organizacional das obras lexicográficas. A análise desses aspectos resulta na concepção de um roteiro para auxiliar a elaboração de dicionários nessa área de especialidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.