Análise lexicográfica de dicionários de Comunicação

Autores

  • Jéssica Camara Siqueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.26948

Palavras-chave:

Comunicação. Dicionários. Lexicografia.

Resumo

A área da Comunicação, por sua constituição recente, possui poucos materiais lexicográficos e muitos apresentam problemas de falta de sistematização e padronização. A partir do aporte teórico e metodológico da Lexicografia são analisados quatro dicionários da área da Comunicação, sendo dois de cobertura mais abrangente e dois de caráter mais técnico, referentes a duas subáreas. O objetivo é analisar a macro e a microestrutura desses dicionários, apontando os aspectos positivos e negativos quanto às escolhas terminológicas e a estrutura organizacional das obras lexicográficas. A análise desses aspectos resulta na concepção de um roteiro para auxiliar a elaboração de dicionários nessa área de especialidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Camara Siqueira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Letras (Filologia e Língua Portuguesa- FFLCH-USP)

Mestre em Ciência da Informação (ECA-USP)

Especialização em Arquivos (IEB-USP)

Bacharel em Biblioteconomia (ECA-USP)

Licenciada em Letras (UNIMAR)

Downloads

Publicado

27-03-2014

Como Citar

SIQUEIRA, J. C. Análise lexicográfica de dicionários de Comunicação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 05–22, 2014. DOI: 10.5216/c&i.v16i2.26948. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/26948. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos