As diferentes perspectivas de três áreas de contato de O Globo com seus leitores
DOI:
https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.26388Palavras-chave:
Jornalismo. História do jornal O Globo. Interação.Resumo
Este ensaio é parte de um esforço de recuperação da história do relacionamento entre o jornal O Globo e seus leitores, para pesquisa de doutorado que investigou a influência do leitor no jornalismo contemporâneo. Abordamos três canais constituídos em tempos pré-Internet, mas que perduram até hoje: a seção de Cartas dos Leitores, a página de Defesa do Consumidor, publicada às quartas e aos domingos, e o Serviço de Atendimento ao Leitor (SAL), via telefone e Internet – respectivamente constituídos nos anos 1970, 1980 e 1990. Procuramos entender pontos de êxito e de limitação desses espaços de participação, bem como desnaturalizar a ideia de que antes da Internet não havia participação do leitor no jornalismo ou que, com a rede, ele se tornou plenamente inserido no processo de produção de notícias. Observamos que a criação de um ambiente de interação mais pleno ainda depende de fatores como a criação de uma cultura de intercâmbio entre jornalistas e leitores no veículo.
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