José Marques de Melo e a escola latino-americana de comunicação: obra, pensamento e história

Autores

  • Lívia Marques Ferrari de Figueiredo Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.25569

Palavras-chave:

Empirismo. Escola Latino-Americana. Jornalismo. Comunicação.

Resumo

Este estudo propõe uma compreensão referente à vida e obra de um dos teóricos precursores da Escola Latino Americana de Comunicação, José Marques de Melo. O trabalho ainda aponta as principais ideias e conceitos desenvolvidos pelo autor, revisitando algumas de suas obras. Por meio de análise bibliográfica, tornou-se possível traçar uma visão panorâmica do aprimoramento das pesquisas em comunicação em regiões latinas da América, bem como do surgimento e estabelecimento de uma Escola Latino Americana de Comunicação. A relevância de Marques de Melo para este pensamento é explanada neste estudo, além de sua contribuição na defesa do Jornalismo como campo científico e de conhecimento independente. Seu valioso enfoque, alusivo à importância do empirismo para o entendimento dos fenômenos comunicacionais e para a construção de conhecimento científico na área, é elucidado no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Marques Ferrari de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora, Mestre e Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Mídia, Imagem e Cidadania; Bases Epistemológicas para uma leitura crítica da mídia da UFG e Sociedade Midiática em Goiás – CNPQ. Autora do Livro: Célebre Sociedade.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Líder dos Grupos de Pesquisa Bases Epistemológicas para uma leitura crítica da mídia; Mídia, Imagem e Cidadania da UFG e Sociedade Midiática em Goiás – CNPQ. Autora dos livros: Deslumbramento Coletivo: Opinião Pública, Mídia e Universidade e Célebre Sociedade.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Como Citar

FIGUEIREDO, L. M. F. de; TUZZO, S. A. José Marques de Melo e a escola latino-americana de comunicação: obra, pensamento e história. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 98–112, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v16i1.25569. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/25569. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos