Análise tendencial do discurso de uma ONG
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24701Palavras-chave:
Organizações não governamentais. Ibase. Democracia. Cidadania. Revista políticas governamentais.Resumo
A partir das propostas originárias do iluminismo sobre as relações entre informação e cidadania, esta é uma análise das práticas comunicativas de uma Organização Não-Governamental (ONG) no cenário brasileiro a partir da década de 80. Como objeto de estudo foi escolhida a publicação mais importante do IBASE (Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica), o periódico Políticas Governamentais (do número 65 ao 97), por meio da utilização de técnicas bibliométricas. Os parâmetros estatísticos mostraram a palavra democracia como o principal eixo de idéias do IBASE. Indicou também a função do periódico como forma alternativa de fornecer Informações, tanto para a mídia como para outros movimentos sociais. Essa pesquisa foi desenvolvida, originalmente, como dissertação de mestrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.