Um passeio pela História da Imprensa: o espaço público dos grunhidos ao ciberespaço

Autores

  • Patrícia Bandeira de Melo Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v8i1.24592

Palavras-chave:

História da comunicação. Novas tecnologias. Espaço-público.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma retrospectiva histórica da evolução da comunicação na civilização humana até a chegada das novas tecnologias, visando a discutir o novo espaço público em formação na era nas inovações que atingem a mídia. Com isso, tratamos desde os primórdios do espaço público, quando as relações humanas se davam de forma direta, até o novo (ciber) espaço criado pelos avanços das novas tecnologias midiáticas, mediador das relações na atualidade. Na era atual, mostramos como a comunicação é contaminada pela hegemonia cultural, ressaltando como isso ocorreu desde a origem da história do homem e, especialmente, na história da imprensa no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Bandeira de Melo, Faculdade Maurício de Nassau

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Escola Superior de Relações Públicas e da Faculdade Maurício de Nassau.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

MELO, P. B. de. Um passeio pela História da Imprensa: o espaço público dos grunhidos ao ciberespaço. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 8, n. 1, p. 26–38, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v8i1.24592. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24592. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos