A idealização da natureza, do imaginado ao comemorado: os processos de simbolização em narrativas da identidade rural goiana

Autores

  • Daniel Christino Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)
  • Maria Francisca Magalhães Nogueira UFG
  • Margarida Maria Cavalcanti Limena PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.24437

Palavras-chave:

Imaginário rural goiano. Turismo rural goiano. Sociabilidade.

Resumo

Pesquisa sobre o imaginário rural de Goiás em que objetiva estudar e compreender as motivações que levam o indivíduo a buscar o campo como espaço de lazer e sociabilidade, num estado no qual, culturalmente, predominam as características rurais. Inicialmente, levantou-se aspectos históricos com fins de reconstituir o que de fato existiu no imaginário rural da sociedade goiana através de autores reconhecidos. A seguir, realizou-se entrevistas aleatórias com turistas rurais, que na sua maioria tratava-se de turistas de origem rural, em decorrência da predominância do status rural existente no estado. A análise dos dados evidencia a predominância do status rural no estado, porém percebe-se  mudanças na re-elaboração simbólica  do rural tradicional. Conclui-se que o imaginário rural goiano está repleto de símbolos originados da tradição rural de Goiás, embora esteja em construção novos re-significados, reflexos de um passado agregado à memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Christino, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UNB), docente do Programa de mestrado emcomunicação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Maria Francisca Magalhães Nogueira, UFG

Doutora em Ciências Sócias pela PUC/SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de especialização em Avaliação de Ambientes Informacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Complexidade e Comunicação da UFG/CNPq

Margarida Maria Cavalcanti Limena, PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Pró-Reitora de Graduação da PUC/SP. Membro do Núcleo de Estudos da Complexidade da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

CHRISTINO, D.; NOGUEIRA, M. F. M.; LIMENA, M. M. C. A idealização da natureza, do imaginado ao comemorado: os processos de simbolização em narrativas da identidade rural goiana. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 36–49, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v16i1.24437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24437. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos