O processo de produção do jornal Primeira Pauta: especificidades e perspectivas

Autores

  • Juciano de Sousa Lacerda Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Cristiane Schmitz Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v7i1.24292

Palavras-chave:

Jornal-laboratório. Teorias do jornalismo. Produção jornalística.

Resumo

O Jornal Primeira Pauta (PP) é o espaço laboratorial impresso do Curso de Comunicação Social (hab. Jornalismo) do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/IELUSC (www.ielusc.br), em Joinville (SC). Em sua linha editorial, procura abordar as questões
sociais, políticas e econômicas da cidade e região norte- catarinense. A periodicidade é mensal, sendo que duas turmas o produzem por revezamento, num ritmo de fechamento bimensal. Neste texto, pretendemos discutir o processo de produção do PP, dialogando com as teorias organizacional e etnoconstrucionista do jornalismo, com o objetivo de tensionar as especificidades entre o "espaço/tempo", caracterizados como experimentais (laboratoriais) da produção com as expectativas dos alunos. Nessa linha, propomos a seguinte questão: o processo de aprendizado rompe, problematiza ou tenta alinhar-se à realidade da produção dos jornais estabelecidos no mercado editorial? O caso do Primeira Pauta aponta aspectos interessantes para a discussão dos processos laboratoriais de produção em relação à divisão do trabalho, às relações de poder/hierarquia e à crise de identidade político-editorial tensionada no espaço dos poderes institucionais, políticos e econômicos da cidade de Joinville.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciano de Sousa Lacerda, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Jornalista e Doutorando em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professor responsável pelo Jornal Laboratório Primeira Pauta do Curso de Comunicação Social/Jornalismo do IELUSC, Joinville (SC).

Cristiane Schmitz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Acadêmica de Jornalismo e editora do Primeira Pauta no semestre 2003/02.

Downloads

Publicado

2013-05-21

Como Citar

LACERDA, J. de S.; SCHMITZ, C. O processo de produção do jornal Primeira Pauta: especificidades e perspectivas. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 7, n. 1, p. 156–166, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v7i1.24292. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24292. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos