A interdisciplinaridade na abordagem das questões ambientais

Autores

  • Jane Eyre G. Vieira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Roberto Prado de Morais Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v6i2.24207

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Saber ambiental. Informação. Sustentabilidade.

Resumo

A era da informação, da ciência e da tecnologia convive com a exclusão de muitos indivíduos do processo decisório, pertencentes às situações de pobreza, desapropriados de sua cultura, trabalho, dignidade e cidadania. O trabalho aborda a necessidade de construção de um novo paradigma civilizatório, pautado pela ética, e pela racionalidade ambiental, que responda às inquietações teóricas e práticas advindas do processo acelerado de transformações, no qual as instituições, a ciência, o modo de produção e consumo devem ser repensados. Processo no qual uma nova síntese epistemológica interdisciplinar deverá surgir, fruto da reformulação do saber, de uma visão holística e integradora do ambiente, orientados para a sustentabilidade ambiental.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Eyre G. Vieira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Assistente Social, Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Católica de Goiás, Doutoranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás, Analista Técnica Social da Caixa Econômica Federal na Gerência de Apoio ao Desenvolvimento Urbano de Goiás e Gerente Administrativa da ONG Moradia e Cidadania/GO.

Roberto Prado de Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Geógrafo, Especialista em Geologia Ambiental, MSc em Geografia Física, Doutorando em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

VIEIRA, J. E. G.; MORAIS, R. P. de. A interdisciplinaridade na abordagem das questões ambientais. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 6, n. 2, p. 31–47, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v6i2.24207. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24207. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos