Revista Feminina na Televisão: o programa NOTE E ANOTE e a formação da mulher para o mercado de trabalho informal

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessoa Temer Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v3i2.22869

Palavras-chave:

Televisão. Revista feminina. Note e anote. television, woman magazine, note e anote.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma abordagem da revista feminina na televisão, a partir da análise de conteúdo e de um estudo de recepção do programa NOTE E ANOTE, apresentado de segunda a sexta-feira na Rede Record de Televisão, sob o comando da apresentadora Claudete Troiano. A pesquisa analisa, principalmente, as matérias de serviço, a partir da perspectiva de que essas matérias têm um enfoque basicamente didático e buscam formar e/ou atualizar a mulher que atua ou pretende atuar no mercado de trabalho informal, explorando a idéia de "ganhar dinheiro sem sair de casa". Para a realização desse estudo, foram gravados em fitas vhs comuns cinco exemplares consecutivos do programa NOTE E ANOTE, entre os dias 19 e 23 de março, e realizadas entrevistas em profundidade com dez mulheres entre 25 e 40 anos, que exercem atividade economicamente rentável no mercado de trabalho informal.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo,mestre em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo, jornalistagraduada pela Escola de Comunicação (Eco) da UFRJ, jornalista da TV Universitária/Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia, professora no Curso de Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo do Centro Universitário do Triângulo - UNIT - Uberlândia/MG, especialista em Sociologiapela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em produção de vídeos educacionais e científicos na Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

TEMER, A. C. R. P. Revista Feminina na Televisão: o programa NOTE E ANOTE e a formação da mulher para o mercado de trabalho informal. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 3, n. 2, p. 137–154, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v3i2.22869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22869. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos