A mediação da imprensa paulista na construção da imagem da Amazônia: uma análise comparativa de dois períodos históricos, a ditadura e a democracia

Autores

  • Grace Ane Lauxen Stefanello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v3i1.22863

Palavras-chave:

Representação da Amazônia na imprensa. Mediação dos meios. Inter-relação entre sistema comunicativo e sistema político.

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de doutorado, em fase de conclusão, que tem como objetivo central analisar o tratamento comunicativo da Amazônia dado pela imprensa escrita paulista. Estando o presente estudo enfocado nas representações dos produtos comunicativos, considera-se que o tratamento dado pelas instituições mediadoras a determinados acontecimentos depende do tipo de formação sócio - política dominante e que, ao mesmo tempo, esse tratamento poderia estar construindo uma realidade social que incidisse no mesmo plano sócio - político. O trabalho tem como referencial teórico o Paradigma da Mediação e a Teoria Social de Comunicação. O método utilizado é o de Análise de Conteúdo de notícias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S.Paulo durante a Ditadura e a Democracia.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Ane Lauxen Stefanello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Bacharel em Comunicação Social pela PUC/RS, doutoranda do programa deTeoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa na Universidade Complutense de Madri.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

STEFANELLO, G. A. L. A mediação da imprensa paulista na construção da imagem da Amazônia: uma análise comparativa de dois períodos históricos, a ditadura e a democracia. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 3, n. 1, p. 56–64, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v3i1.22863. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22863. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos