Indexação e recuperação da informação na era das publicações virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22847Palavras-chave:
Publicações eletrônicas. Indexação. Informações científicas. Periódicos virtuais. Tecnologias de informação.Resumo
Embora as projeções de numerosos autores venhamn apontando para o desenvolvimento iminente e maciço das publicações virtuais, a realidade mostra que a evolução progressiva da simples referência, passando pelo resumo mais ou menos detalhado, até se chegar à publicação dos textos completos vem se operando com velocidade menor que a prevista por esses autores. Uma análise da situação real das publicações periódicas eletrônicas mostra a necessidade de se aprimorar alguns de seus aspectos, tanto conceituais como econômicos e visuais, antes de alcançarem um desenvolvimento semelhante ou superior ao das publicações impressas. As facilidades de pesquisa e recuperação da informação que oferecem os artefatos ou máquinas de busca dos diversos provedores de informações, para identificar eventuais documentos virtuais de interesse, são também, até o momento, precárias. São apontadas linhas de estudo que permitiriam melhorar não só o nível de qualidade dos periódicos virtuais, enquanto veículos da informação científica, mas também as facilidades de armazenagem e recuperação deles contida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.