Cinema, televisão e autoria
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22846Palavras-chave:
Ficção seriada. Televisão. Autoria.Resumo
O exame da questão autoral na ficção seriada. Enquanto as telenovelas latinoamericanas de língua espanhola e as soap operas prescindem da figura do"autor", as brasileiras absorvem o termo a partir do contexto vanguardista dos anos 60 que originou o cinema de autor. Aplicando o cinema de autor como referência, constatou-se temáticas recorrentes e identidade mínima do escritor que burla os rigores da indústria. Por outro lado, há a precariedade do controledo escritor sobre a obra devido a longa duração e as interferências do público e emissora. Esse último fator mina a possibilidade da confirmação da autoria natelevisão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.