Mutação no jornalismo e cidadania digital: três hipóteses sobre a produção da notícia na tela eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v15i1.22507Palavras-chave:
Internet. Jornalismo Digital. Ética. Cidadania. Internet.Resumo
A adoção do hipertexto, a disseminação das tecnologias de busca e a expansão da comunicação interpessoal pelos sites, blogs e redes sociais mudam o produto notícia: ele sofre modificações para se adaptar ao cibermeio, assimilando a multimidialidade e a interatividade. Ao mesmo tempo, o jornalista, a ética e o valor de sua atividade são questionados pelo público-leitor. Este artigo analisa o fenômeno das mudanças estruturais no jornalismo sob a ótica das mutações, com as quais – adotando o referencial teórico do construcionismo – levantamos três hipóteses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.