A representação da mulher de periferia no cinema brasileiro

Autores

  • Maria Badet Souza Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
  • Virginia Luzón Fernández Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22453

Palavras-chave:

Representação. Cinema Brasileiro. Gênero.

Resumo

Esta pesquisa centra-se na representação cinematográfica da mulher que vive nasperiferias das grandes cidades do Brasil. O estudo se realizou através da análise de conteúdo de quatro filmes que tratam desta reaçodade social a partir da perspectiva documental e também ficcional. Aqui trata-se de um olhar analítico a partir de uma perspectiva de gênero nos resultados otidos e que aprodunda a relação com o imaginário coletivo da sociedade. As conclusões pretendem ajundar a sensibilizar a sociedade sobre os problemas e as realidades destas mulheres, alem de indicar como deveria ser a construção visual de cada uma delas.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Badet Souza, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)

Doctoranda de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la UAB.

Virginia Luzón Fernández, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)

Doctora en Comunicación Audiovisual y Publicidad. Profesora Titular del Departament de Comunicació Audiovisual i Publicitat I de la UAB.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

SOUZA, M. B.; FERNÁNDEZ, V. L. A representação da mulher de periferia no cinema brasileiro. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 2, p. 195–213, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v14i2.22453. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22453. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos