Informação, Comunicação e Saúde: campo interdisciplinar em construção

Autores

  • Carolina Pires Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21499

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Informação. Comunicação. Saúde.

Resumo

Resumo

O cenário atual vem se configurando a partir de novos modelos e paradigmas. Uma questão em voga é a interdisciplinaridade, a qual tem se colocado como uma possibilidade eficaz para resolver problemáticas contemporâneas. É justamente nesse contexto que se estabelece a configuração de um novo campo, o da ‘Informação, Comunicação e Saúde’. O presente estudo propõe, assim, investigar o desenvolvimento desse campo, a partir de uma revisão de literatura. Para tanto, o trabalho se divide em três partes. Na primeira, será realizada uma pesquisa sobre o contexto da Saúde em busca de entender sua trajetória histórica, epistemológica, social e científica. Num segundo momento, será traçada a trajetória dos campos da Saúde e das Ciências Sociais, expondo a condição interdisciplinar que entre elas se instaura. A terceira parte, por sua vez, tem como propósito apontar as diretrizes do campo em formação, as quais se inserem no contexto das mediações. Nesse sentido, as disputas e tensões constituem a formação do campo, o qual deve ser socialmente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Pires Araújo, Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

Jornalista na Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF. Especialista em Marketing (UFJF), Mestre em Comunicação e Informação em Saúde (Fiocruz).

 

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

ARAÚJO, C. P. Informação, Comunicação e Saúde: campo interdisciplinar em construção. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 1, p. 45–59, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v14i1.21499. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/21499. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos