Informação, Comunicação e Saúde: campo interdisciplinar em construção
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21499Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Informação. Comunicação. Saúde.Resumo
Resumo
O cenário atual vem se configurando a partir de novos modelos e paradigmas. Uma questão em voga é a interdisciplinaridade, a qual tem se colocado como uma possibilidade eficaz para resolver problemáticas contemporâneas. É justamente nesse contexto que se estabelece a configuração de um novo campo, o da ‘Informação, Comunicação e Saúde’. O presente estudo propõe, assim, investigar o desenvolvimento desse campo, a partir de uma revisão de literatura. Para tanto, o trabalho se divide em três partes. Na primeira, será realizada uma pesquisa sobre o contexto da Saúde em busca de entender sua trajetória histórica, epistemológica, social e científica. Num segundo momento, será traçada a trajetória dos campos da Saúde e das Ciências Sociais, expondo a condição interdisciplinar que entre elas se instaura. A terceira parte, por sua vez, tem como propósito apontar as diretrizes do campo em formação, as quais se inserem no contexto das mediações. Nesse sentido, as disputas e tensões constituem a formação do campo, o qual deve ser socialmente construído.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.