Observatório de Mídia e Cidadania: interações entre a reflexão acadêmica e a sociedade midiatizada

Autores

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Tiago Mainieri de Oliveira Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Magno Luiz Medeiros da Silva Universidade Federal de Goiás – UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21495

Palavras-chave:

Mídia. Cidadania. Observatório.

Resumo

Resumo

Enquanto construtora de identidades coletivas, a mídia tem papel fundamental na história da sociedade brasileira. Por meio de signos e sinais, constrói e transforma imagens e realidades. Imprescindível para a conquista da república e a consolidação do capitalismo, ela desafia a comunidade científica interessada a entender seus reflexos sobre a sociedade. Nesse processo, o receptor não é apenas espectador passivo, mas um usuário crítico que ressignifica e transforma as mensagens midiáticas. Com o objetivo de monitorar a mídia, desvendar as relações entre esta e a sociedade, promovendo um diálogo entre mídia e esfera pública, alunos e professores da linha Mídia e Cidadania do mestrado em Comunicação da Facomb/UFG criaram o Observatório de Mídia e Cidadania, um espaço inédito em Goiás, destinado à promoção do debate sobre os conteúdos midiáticos. A análise da influência da mídia na construção da cidadania no Brasil é o objeto de estudo do observatório e do presente trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e professora adjunta da Universidade Federal de Goiás – UFG – Goiás. Pesquisadora permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da UFG.

Tiago Mainieri de Oliveira, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG. Pesquisador permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da UFG.

Magno Luiz Medeiros da Silva, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP e professor associado da Universidade Federal de Goiás – UFG – Goiás. Pesquisador permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da UFG.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

TUZZO, S. A.; OLIVEIRA, T. M. de; MEDEIROS DA SILVA, M. L. Observatório de Mídia e Cidadania: interações entre a reflexão acadêmica e a sociedade midiatizada. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 1, p. 3–13, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v14i1.21495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/21495. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos