Produções audiovisuais canadenses e brasileiras: uma análise de som e fúria

Autores

  • Murilo Luiz Ferreira
  • Goiamérico Luiz C. dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v12i2.12274

Palavras-chave:

Comunicação, Novas tecnologias, Subjetividade

Resumo

Neste artigo, trabalha-se com a hipótese de que, para além da comunicação de massa, os processos que põem em relação os temas da comunicação e da produção de subje vidade passam, nos dias de hoje, pelo uso cada vez mais intensivo das novas tecnologias de comunicação. A hipótese busca se sustentar na observação de três fenômenos socioeconômicos e culturais ligados diretamente à formação do campo comunicacional na contemporaneidade. Primeiro: a passagem da comunicação de massa à comunicação segmentada. Segundo: a passagem dos estudos dos efeitos à emergência e usos das novastecnologias digitais da comunicação em rede e acentrada. Terceiro: a modulação da comunicação de massa pelas prá cas midiá cas contemporâneas. Nestas condições, o que entra em jogo nos incessantes processos de subje vação é a instabilidade do “em comum” próprio da comunicação diante da produção intensiva da polí ca da diferença.

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Publicado

2010-11-03

Como Citar

FERREIRA, M. L.; SANTOS, G. L. C. dos. Produções audiovisuais canadenses e brasileiras: uma análise de som e fúria. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 12, n. 2, p. 106–117, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v12i2.12274. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/12274. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos