Produções audiovisuais canadenses e brasileiras: uma análise de som e fúria
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v12i2.12274Palavras-chave:
Comunicação, Novas tecnologias, SubjetividadeResumo
Neste artigo, trabalha-se com a hipótese de que, para além da comunicação de massa, os processos que põem em relação os temas da comunicação e da produção de subje vidade passam, nos dias de hoje, pelo uso cada vez mais intensivo das novas tecnologias de comunicação. A hipótese busca se sustentar na observação de três fenômenos socioeconômicos e culturais ligados diretamente à formação do campo comunicacional na contemporaneidade. Primeiro: a passagem da comunicação de massa à comunicação segmentada. Segundo: a passagem dos estudos dos efeitos à emergência e usos das novastecnologias digitais da comunicação em rede e acentrada. Terceiro: a modulação da comunicação de massa pelas prá cas midiá cas contemporâneas. Nestas condições, o que entra em jogo nos incessantes processos de subje vação é a instabilidade do “em comum” próprio da comunicação diante da produção intensiva da polí ca da diferença.Downloads
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