Influências do marketing político na França nos estudos contemporâneos no Brasil

Autores

  • Adolpho Queiroz Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v12i1.10869

Palavras-chave:

Comunicação política, Marketing político, Eleições na França

Resumo

O presente artigo explana cronologicamente momentos marcantes da história da propaganda política na França, desenvolvido pelos alunos do Programa de Comunicação Social e Propaganda Política Stricto Sensu da Universidade Metodista de São Paulo,na disciplina de Marketing Político Internacional. A França no viés de comunicação política apresenta significativas manifestações de estratégias de comunicação de massa, seja na forma de interação com o reinado de Luis XIV até as eleições de 2007 com Nicolas Sarcosy para presidente. O principal objetivo do trabalho foi de transitar por autores especializados em comunicação política francesa, como Domenach, Burke, Quintero, Séguelá, Charaudeau, Schwartzenberg, dentre outros, e apresentar um cenário de questões contemporâneas acerca do Marketing Político Francês. Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida ampla revisão de literatura sobre o assunto, extensiva ao panorama contemporâneo através de pesquisa nos sítios da Internet.

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Publicado

2010-08-11

Como Citar

QUEIROZ, A. Influências do marketing político na França nos estudos contemporâneos no Brasil. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 12, n. 1, p. 47–64, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v12i1.10869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10869. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos