LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTES PARA PESQUISAS EM HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR
TEXTBOOKS AS SOURCES FOR RESEARCH IN THE HISTORY OF SCHOOL GEOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.73011Resumen
Os Livros Didáticos constituem um material constante nas salas de aula. Como fonte de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, alçaram maior destaque em escala mundial a partir da década de 1980. São materiais que se agregam à cultura escolar e se remetem tanto aos processos de escolarização, quanto àqueles de educação. Refletir a respeito dos livros didáticos como fontes de pesquisa em História da Geografia Escolar implica sair de uma concepção destes como mero depositário de “discursos”, para aquela de construtor de discursos e visões sociais de mundo por exemplo, concernete ao Brasil e aos processos de (re)produção de seus territórios. A discussão acerca dos livros didáticos então, utiliza exemplos das obras didáticas publicadas no Estado Novo (1930-1945), momento de estruturação do sistema nacional de ensino e de institucionalização da Geografia, no Brasil. Ao utilizar os LD´s como fonte de pesquisa propomos que estes sejam articulados a processos mais amplos, às legislações educacionais e às culturas escolares.
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