A ESCOLA LABLACHEANA E OS ANNALES: Considerações sobre um diálogo interdisciplinar entre a História e a Geografia, a partir da contribuição de Vidal de La Blache para a Escola dos Annales

THE LABLACHEAN SCHOOL AND THE ANNALES: Considerations on an Interdisciplinary dialogue between History and Geography, based on Vidal de La Blache's contribution to the Annales School

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v40i01.64437

Resumen

O artigo propõe-se a apresentar a contribuição geográfica de Vidal de La Blach, particularmente no que concerne à divisão e descrição do espaço, e examinar a sua influência sobre dois importantes campos da historiografia francesa no século passado: a Geo-História de Fernand Braudel e a História Local representada por Pierre Goubert. Nos momentos finais, tomamos a crítica empreendida pelo geógrafo Yves Lacoste como um exemplo da posterior revisão crítica que se fez do modo lablachiano de dividir o espaço

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jose.d.assun@globomail.com

Profesor Asociado en la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro; Profesor permanente del Programa de Posgrado en Historia Comparada de la UFRJ. Doctorado en Historia por la Universidade Federal Fluminense El curriculo completo se puede ver en: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4775874Y6&tipo=completo  

Publicado

2020-12-25

Cómo citar

BARROS, J. D. A ESCOLA LABLACHEANA E OS ANNALES: Considerações sobre um diálogo interdisciplinar entre a História e a Geografia, a partir da contribuição de Vidal de La Blache para a Escola dos Annales: THE LABLACHEAN SCHOOL AND THE ANNALES: Considerations on an Interdisciplinary dialogue between History and Geography, based on Vidal de La Blache’s contribution to the Annales School. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 40, n. 01, p. 1–29, 2020. DOI: 10.5216/bgg.v40i01.64437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/64437. Acesso em: 27 jul. 2024.