TERRITORIALIDADES DEL DEPORTE

EL VOLEIBOL EN COPACABANA

Autores/as

  • Marcelo Ribeiro Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, marcelostavares@gmail.com
  • Lilian Fessler Vaz Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, lilianfv@gmail.com
  • Madalena Cunha Matos Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, cunhamatos@fa.ulisboa.pt https://orcid.org/0000-0003-1779-3855

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v40i01.62664

Resumen

La ciudad como lugar privilegiado para las prácticas sociales tiene un uso importante en el deporte al vincular significados con el paisaje. A través de una revisión de la literatura, se revisan conceptos sobre la territorialidad del deporte y se discute la formación de territorialidades específicas por el voleibol en la playa de Copacabana, en Río de Janeiro. La combinación de factores históricos en la introducción de este deporte en Brasil y los usos diarios que persisten para la práctica aficionada y profesional de voleibol en Copacabana revelan diversas apropiaciones del espacio público en la contemporaneidad urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Ribeiro Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, marcelostavares@gmail.com

Doutorando em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/UFRJ, desde 2017), com intercâmbio na Universidade de Lisboa (CIAUD/UL, 2019-2020), mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFV/UFJF, 2015), MBA em Marketing Esportivo (UNYLEYA, 2018), especializações em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF, 2009) e em Assessoria de Comunicação (UNESA, 2003). Graduado em Comunicação Social (UGF, 1987) e Educação Física (FMG, 2009). Atualmente é professor convidado do curso de especialização em Desportos de Campo e de Quadra na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ, desde 2019).

Lilian Fessler Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, lilianfv@gmail.com

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ, 1967), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ, 1985), doutorado em Arquitetura e Urbanismo (USP, 1994) e pós-doutorado (MSH, Paris 2003). Pesquisadora CNPq 1B, professora colaboradora voluntária, aposentada, nível Associado II, do PPG em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ, onde atua em ensino, pesquisa e orientação de bolsistas IC e AT, alunos de Mestrado e Doutorado e bolsistas de pós-doutorado.

Madalena Cunha Matos, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, cunhamatos@fa.ulisboa.pt

Professora Associada da FA-UL, onde organizou e coordenou o Mestrado em Arquitetura. Leciona Projeto e Teoria da Arquitetura na graduação. No programa de doutorado, lecionou  ‘Arquitetura e História da Construção’, ‘Culturas Urbanas e Arquitetura’ e ‘Seminário III’. Trabalhou como projetista em edifícios de diversas tipologias, em especial nos de ensino superior e em campus universitários, em planejamento urbano e em reabilitação de edifícios históricos e áreas urbanas. Defendeu em 2000 a tese de doutorado ‘As cidades e os campi: contributo para o estudo dos territórios universitários em Portugal’. Seus interesses atuais são as Redes de Arquitetura e Urbanismo Colonial, os Trânsitos Luso-brasileiros, as Permeabilidades Urbanas, a História Construtiva e o Envelhecimento.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

TAVARES, M. R.; VAZ, L. F.; MATOS, M. C. TERRITORIALIDADES DEL DEPORTE: EL VOLEIBOL EN COPACABANA. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 40, n. 01, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5216/bgg.v40i01.62664. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/62664. Acesso em: 27 jul. 2024.