LA ESTRATEGIA ESPACIAL DE INTERNACIONALIZACIÓN DE EMPRESAS BRASILEÑAS DEL SECTOR FRIGORÍFICO: EL CASO DE JBS Y DE MINERVA
THE SPATIAL STRATEGY FOR THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES IN THE MEATPACKING SECTOR: THE CASE OF JBS AND MINERVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.57403Resumen
A internacionalização de empresas brasileiras é um fenômeno recente e que chama atenção pelo acelerado
processo de abertura de unidades de produção no exterior. Ao averiguar barreiras comerciais que afetam as
exportações brasileiras de carne bovina, constatou-se que as medidas restritivas existentes no comércio
internacional de carne impulsionaram a dispersão geográfica de empresas brasileiras para fora do território
nacional, com o intuito de aumentarem as suas participações no mercado mundial. A partir do estudo de caso
das multinacionais JBS e Minerva, verificou-se que a abertura de filiais em territórios estrangeiros é uma
estratégia espacial adotada pelas empresas, uma vez que a localização das unidades de produção visa acessar
mercados-alvo internos e externos. Ao dispor de uma ampla plataforma de produção e comercialização,
estrategicamente posicionada, as multinacionais brasileiras da carne estabeleceram uma integração direta
com os principais mercados globais e alavancaram suas receitas operacionais.
Palavras-chave: Internacionalização. Barreiras comerciais. Estratégia espacial.
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