A MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, POR CHARGES, CARTUNS E TIRAS DE QUADRINHOS - DOI 10.5216/bgg.v28i2.5729

Autores/as

  • Eunice Isaias da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v28i2.5729

Resumen

Esse artigo é resultado da divulgação de parte de um estudo realizado para a pesquisa de doutorado de Geografia do Instituto de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG). O título proposto para esse trabalho é

"Charges e tiras de quadrinhos como mediação para o estudo de cidade na Geografia escolar". A pretensão é contribuir com uma discussão sobre o potencial dessa produção cultural do cotidiano, em mediar a relação ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, principalmente relativos à cidade. A idealização de se realizar essa investigação foi a partir da constatação do interesse demonstrado pelos alunos por meio da experiência observada em trabalhos realizados nas aulas de Geografia do Ensino Básico no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG). Em uma abordagem conceitual faz-se uma exposição do que tem sido discutido atualmente sobre esse tema, no ensino de uma forma geral e em especial na Geografia escolar.

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Publicado

2009-03-12

Cómo citar

ISAIAS DA SILVA, E.; CAVALCANTI, L. de S. A MEDIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, POR CHARGES, CARTUNS E TIRAS DE QUADRINHOS - DOI 10.5216/bgg.v28i2.5729. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141–156, 2009. DOI: 10.5216/bgg.v28i2.5729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/5729. Acesso em: 23 dic. 2024.