THE MEDIATION OF TEACHING AND LEARNING OF GEOGRAPHY, OF THE CHARGES, CARTOONS AND COMIC STRIPS OF

Authors

  • Eunice Isaias da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v28i2.5729

Abstract

Esse artigo é resultado da divulgação de parte de um estudo realizado para a pesquisa de doutorado de Geografia do Instituto de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG). O título proposto para esse trabalho é

"Charges e tiras de quadrinhos como mediação para o estudo de cidade na Geografia escolar". A pretensão é contribuir com uma discussão sobre o potencial dessa produção cultural do cotidiano, em mediar a relação ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, principalmente relativos à cidade. A idealização de se realizar essa investigação foi a partir da constatação do interesse demonstrado pelos alunos por meio da experiência observada em trabalhos realizados nas aulas de Geografia do Ensino Básico no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG). Em uma abordagem conceitual faz-se uma exposição do que tem sido discutido atualmente sobre esse tema, no ensino de uma forma geral e em especial na Geografia escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-03-12

How to Cite

ISAIAS DA SILVA, Eunice; CAVALCANTI, Lana de Souza. THE MEDIATION OF TEACHING AND LEARNING OF GEOGRAPHY, OF THE CHARGES, CARTOONS AND COMIC STRIPS OF. Goiano Bulletin of Geography, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141–156, 2009. DOI: 10.5216/bgg.v28i2.5729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/5729. Acesso em: 5 dec. 2025.