GESTÃO DE ÁREAS URBANO-LITORÂNEAS E OS COMPLEXOS TURÍSTICOS E IMOBILIÁRIOS NO NORDESTE DO BRASIL

MANAGEMENT OF URBAN-COASTAL AREAS AND THE REAL ESTATE TOURISTIC COMPLEXES IN THE BRAZILIAN NORTHEAST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.73432

Resumo

Os empreendimentos integrados, chamados complexos turísticos-imobiliários, marcam-se por características econômicas, organizacionais, urbanísticas e espaciais. Este artigo examina as premissas da gestão de complexos e integrados empreendimentos residenciais e turísticos a ocupar, extensivamente, os espaços litorâneos em regiões metropolitanas no Nordeste do Brasil. Investiga-se a relação entre as estratégias privadas de gestão do empreendimento e as ações públicas municipais nas áreas onde estes estão localizados, sobremaneira, as modificações urbanísticas, os termos do zoneamento e uso do solo e os serviços de controle de acesso à beira-mar. O método de abordagem e as estratégias metodológicas se articulam a partir de interpretação crítica acerca dos processos sociais e das espacialidades dialeticamente relacionadas. Teoricamente, parte-se da noção de utopias degeneradas e do conceito de comptoir touristique. Constatou-se que os empreendimentos ocupam locais de amenidades em cidades nas franjas metropolitanas, que possibilitam facilidade de acesso aos empreendimentos e aos serviços urbanos, ao mesmo tempo em que oferecem em suas campanhas de marketing um estilo de vida junto à natureza, muitas vezes às custas de diversos conflitos socioespaciais (com as populações locais e suas atividades tradicionais) e danos ambientais. Estimulam também um processo de urbanização não planejado nas vizinhanças dos empreendimentos e espraiado no contexto metropolitano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université - França. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Foi co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

QUEIROZ PEREIRA, A.; MUNIZ ABREU, L. GESTÃO DE ÁREAS URBANO-LITORÂNEAS E OS COMPLEXOS TURÍSTICOS E IMOBILIÁRIOS NO NORDESTE DO BRASIL: MANAGEMENT OF URBAN-COASTAL AREAS AND THE REAL ESTATE TOURISTIC COMPLEXES IN THE BRAZILIAN NORTHEAST. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.73432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/73432. Acesso em: 23 maio. 2024.