DINÂMICA DOS PORTOS GRANELEIROS DA SOJA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O CASO DE SANTARÉM E ITAITUBA, PARÁ
THE DYNAMICS CONCERNING THE GRAIN PORTS OF SOYBEANS IN THE BRAZILIAN AMAZON: THE CASE OF SANTARÉM AND ITAITUBA, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.66834Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica da instalação dos portos graneleiros da soja na Amazônia legal, tendo como ênfase os municípios de Santarém e Itaituba, Pará, Brasil. A metodologia aplicada está amparada em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, o que consistiu no levantamento documental, bibliográfico, utilizando a técnica de trabalho de campo com entrevistas de moradores locais, trata-se de um estudo de caso. Os principais resultados indicam que, com a instalação do Terminal de Graneis Sólidos da Cargill em Santarém (2003) e de cinco Estações de Transbordo de Cargas (ETC) em Miritituba/Itaituba, a partir de 2014, houve uma série de mudanças de natureza sociais – econômicas – territoriais, afetando o cotidiano de populações em Santarém e Itaituba