DINÂMICA DOS PORTOS GRANELEIROS DA SOJA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O CASO DE SANTARÉM E ITAITUBA, PARÁ

THE DYNAMICS CONCERNING THE GRAIN PORTS OF SOYBEANS IN THE BRAZILIAN AMAZON: THE CASE OF SANTARÉM AND ITAITUBA, PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.66834

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica da instalação dos portos graneleiros da soja na Amazônia legal, tendo como ênfase os municípios de Santarém e Itaituba, Pará, Brasil. A metodologia aplicada está amparada em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, o que consistiu no levantamento documental, bibliográfico, utilizando a técnica de trabalho de campo com entrevistas de moradores locais, trata-se de um estudo de caso. Os principais resultados indicam que, com a instalação do Terminal de Graneis Sólidos da Cargill em Santarém (2003) e de cinco Estações de Transbordo de Cargas (ETC) em Miritituba/Itaituba, a partir de 2014, houve uma série de mudanças de natureza sociais – econômicas – territoriais, afetando o cotidiano de populações em Santarém e Itaituba

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Biografia do Autor

Márcio Júnior Benassuly Barros, Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Campus de Santarém, Pará. marcio.barros@ufopa.edu.br

Geógrafo (UFPA). Mestre em Geografia (UFPA). Doutor em Geografia (UnB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus de Santarém, Pará. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM)

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

BENASSULY BARROS, M. J. DINÂMICA DOS PORTOS GRANELEIROS DA SOJA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O CASO DE SANTARÉM E ITAITUBA, PARÁ: THE DYNAMICS CONCERNING THE GRAIN PORTS OF SOYBEANS IN THE BRAZILIAN AMAZON: THE CASE OF SANTARÉM AND ITAITUBA, PARÁ. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.66834. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/66834. Acesso em: 27 jul. 2024.