FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

TRAINING TO TEACH GEOGRAPHY AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE GEOGRAPHY UNDERGRADUATE COURSES FROM THE UNIVERSITY FEDERAL DE GOIÁS AND UNIVERSITY ESTADUAL DE GOIÁS

Autores

  • Robson Alves dos Santos Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.64218

Resumo

Resumo: O processo formativo do professor de Geografia abarca inúmeras problemáticas. O objetivo deste artigo é compreender a articulação curricular entre as disciplinas específicas da Geografia e as disciplinas pedagógicas, bem como o seu papel para a construção de conhecimentos docentes. Como metodologia, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e entrevista com quatro professores do ensino superior. O estudo aponta que o processo formativo do professor de Geografia deve pautar-se em um professor formador que articule os conhecimentos docentes em sua prática formadora e incentive os futuros professores a adotarem essa mesma atitude.

Palavras-chave: Formação do professor de Geografia. Conhecimentos específicos. Conhecimentos pedagógicos. Construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-28

Como Citar

SANTOS, R. A. dos. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: TRAINING TO TEACH GEOGRAPHY AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE GEOGRAPHY UNDERGRADUATE COURSES FROM THE UNIVERSITY FEDERAL DE GOIÁS AND UNIVERSITY ESTADUAL DE GOIÁS. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.64218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/64218. Acesso em: 25 set. 2022.