NAS TRAMAS E FALÁCIAS DO PLANEJAMENTO URBANO ESTRATÉGICO: MARKETING URBANO, MODELO BARCELONA E MEGAEVENTOS - DOI 10.5216/bgg.v35i2.37428
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v35i2.37428Resumo
Frequentemente, considerados como catalisadores de transformação urbana, os megaeventos têm sidoassociados, outrossim, como ensejo de projetar globalmente as cidades-sede. À luz desse fenômeno, tanto ofascínio pelo planejamento estratégico, quanto o processo de regeneração urbana desvelado, sobretudo, pormeio da edição dos Jogos Olímpicos de 1992, instigaram a atenção de diversos agentes no modelo Barcelona.Neste sentido, este artigo retoma a discussão crítica acerca da transformação urbana vivenciada pela cidadecatalã, ponderando os impactos das preparações do megaevento esportivo Barcelona’92 no acesso à moradia,nas remoções e desalojos dos grupos afetados. Trata-se, enfim, de compreender como o planejamentoestratégico esboçado em Barcelona impôs toda sorte de eventos, planos e programas resultantes de coalizõespúblicas e privadas. Além disso, o presente artigo analisa a trajetória das implicações sócio-territoriais domegaevento esportivo espanhol por meio de uma reflexão precipuamente geográfica.
Palavras-chave: modelo Barcelona, megaeventos e remoções, marketing urbano, planejamento urbanoestratégico.