Economia, espaço e desenvolvimento: interfaces da aplicação da Teoria de Rostow à urbanização de São Luís
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.83604Resumo
A urbanização é tradicionalmente estudada como um processo cabal, desconsiderando-se que se trata apenas de uma fase dentro de um ciclo mais amplo, o qual precisa atingir um estágio compacto, abarcando, necessariamente, tanto o crescimento econômico da cidade quanto o desenvolvimento socioespacial, compreendidos como parada final de uma irrefutável homeostase urbana. Tendo o mercado como um forte alimentador, embora marcado por discrepâncias na dinâmica urbana, este artigo recomenda uma urgente revisão dos métodos de análise urbana, sugerindo a inclusão da sinergia com outras contribuições, como a econômica, a política, a sociológica e a antropológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).