Lazer em Altamira-PA e as transformações após a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.62111Resumo
Esta pesquisa investigou as manifestações do lazer na cidade de Altamira-PA, considerando as transformações urbanas advindas da implementação da Usina Hidrelétrica “Belo Monte” (UHBM). De maneira geral, descreveu-se as principais práticas de lazer existentes na cidade de Altamira, considerando a relevância da implementação da UHBM como evento indutor de um considerável reordenamento na lógica da (re)produção dos espaços de lazer. As entrevistas abertas e a observação participante constituíram-se em estratégias metodológicas dessa pesquisa, na medida em que possibilitaram uma melhor compreensão da realidade do lazer de Altamira. Os resultados evidenciaram um forte processo de (re)definição dos espaços de lazer, caracterizados pela ação de agentes, instituições, Estado, e dos sujeitos residentes na cidade. A realidade emergente evidencia uma nova dinâmica dos espaços e das mútiplas práticas de lazer no advento da UHBM. Tem destaque nesse cenário, a emergência de novos arranjos na “territorialidade do lazer”, caracterizados pelas novas formas estabelecidas pelos sujeitos, destacando-se o aumento dos espaços privados de lazer em comparação aos públicos.
Palavras-Chave: Lazer, Hidrelétrica Belo Monte, Altamira-PA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).